Scalabrinianas nos EUA para analisar migração antiga e atual

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

17.05.2016| Nova Iorque (RV) – Ellis Island – onde chegavam os imigrantes italianos no século passado – é uma das etapas do curso de formação permanente para 15 missionárias scalabrinianas, em andamento nos Estados Unidos.

Chicago, Washington e Nova Iorque são outras metas da viagem da esperança daquela época e que constituem uma inspiração para reler o fenômeno migratório atual à luz das intuições do fundador João Battista Scalabrini.

“Scalabrini dispensou profunda atenção aos Estados Unidos, a ponto que foi à Casa Branca para encontrar o Presidente Roosevelt”, explicou Ir. Etra Modica, Vigária-geral.

Estados Unidos

Ir. Myrna Tordillo, scalabriniana que trabalha na Conferência Episcopal Estadunidense no setor da migração asiática, organizou uma série de encontros com senadores e uma visita à Casa Branca.

As scalabrinianas concentram sua atenção em temas como saúde, catequese, educação e acompanhamento dos migrantes e das comunidades de trabalhadores. Também foram analisadas a reforma da imigração no país, as causas da migração ilegal e a defesa dos menores não acompanhados que chegam da América Central.

“É preciso promover um sério programa de proteção. É oportuno trabalhar contra a detenção de migrantes ou de jovens mulheres com crianças nos centros de Illinois, que sofrem a repatriação forçada e são conduzidos aos aviões com algemas nos pés e nas mãos, como se fossem delinquentes. Uma política desumana que traumatiza”, afirmou Ir. Etra.

O curso conclui-se em 24 de maio.

(bf)

Fonte: radiovaticana

Publicações recentes