5 coisas a saber sobre a encíclica de Francisco, ‘Laudato Sí ‘

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|18.06.2015| Foi divulgada na manhã desta quinta, 18, após polêmico vazamento, a encíclica de Francisco sobre o  meio ambiente, nomeada por ele como Laudato Sí ( Louvado sejas), uma expressão do cântico das criaturas de São Francisco de Assis.

O vazamanento da encíclica antes da publicação

De acordo com o jornalista especializado em assuntos do Vaticano Giacomo Galeazzi, o documento vazado e postado em La Stampa tem dois objetivos claros que se resumem em enfraquecer a mensagem da encíclica que em alguns pontos critica duramente as políticas ambientais dos países economicamente hegemônicos e atacar o Pontífice no quadro das resistências à renovação da Igreja promovida por ele.

O cristianismo bergogliano expresso em Laudato Sí

Para o  teólogo italiano Vítor Mancuso, há três conceitos básicos e decisivos na interpretação bergogliana de cristinianismo como serviço e defesa do homem, a saber: o louvor dimensão contemplativa, absolutamente essencial para a espiritualidade jesuíta; o cuidado como práxis voltada para o bem e para a justiça, um traço peculiar da teologia da libertação sulamericana e a casa comum, ou seja, o bem comum e a dimensão comunitária da vida humana, que é sempre vida de uma pessoa pertencendo a um povo.

A dimensão da “casa comum”, torna a encíclica endereçada a todo e qualquer ser humano independente da fé que professa, da escolha profissional. É escrita  para todos que habitam esta casa, o planeta terra, e não somente para católicos, características gerais de todas as outras encíclicas escritas até então.

Cinco coisas a saber sobre Laudato Sí

1 O que é uma encíclica?

A encíclica assume a forma de carta e é geralmente dirigia a membros da Igreja Católica mas,  às vezes, para a sociedade em geral como é o caso da Laudato Sí. Um Pontífice geralmente se expressa sobre algum ensinamento da fé católica, apontando erros que poderiam ameaçar a compreensão fiel da doutrina católica ou sugerindo possíveis soluções para os problemas globais.

2. Quantas encíclicas escreveu o Papa Francisco?

O Papa Francisco escreveu duas encíclicas a saber: “Lumen Fidei” (“luz da fé”), lançado em 2013, e agora “Laudato Si” (“seja louvado”). Lumen Fidei contou com grande colaboração de Bento XVI. Laudato Sí é a mais extensa encíclica escrita em todos os tempos, com 192 páginas.

3. Por que esta encíclica recebeu tanta atenção?

O Papa Francisco é o primeiro Papa na história da Igreja Católica a dedicar uma encíclica completa sobre o meio ambiente. Segundo Francisco o objetivo é oferecer uma contribuição para a Conferência Geral da ONU que acontecerá em NY, Conferência do Clima, em Paris, no final deste ano.

4. O que a encíclica dizer sobre a mudança climática?

Francisco aponta o aquecimento global como uma grande ameaça à vida no planeta, cuja grande responsável é a atividade humana. Ele argumenta que há necessidade “emergente” para políticas que reduzam emissões de carbono, entre outras formas, por substituição de combustíveis fósseis e desenvolver fontes de energia renovável.

5. Que outros temas faz o endereço encíclica?

Ele destaca o esgotamento de água potável e da perda de biodiversidade. Com 192 páginas a encíclica inclui uma extensa seção sobre a teologia católica da criação e críticas à globalização da economia e da cultura do consumidor. O Papa Francisco ao enfatizar  seu tema de assinatura de justiça econômica, enfoca os efeitos sociais desiguais dos problemas ambientais sobra as pessoas mais vulneráveis do planeta.

Veja a íntegra da encíclica e também em anexo com PDF.

Fonte: The wall street journal / Instituto Humanitas Unisinos

 

Publicações recentes