Arcebispo de Brasília é o novo presidente da CNBB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha, foi eleito, nesta segunda (20), presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O novo presidente terá mandato de quatro anos e foi escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição; ele recebeu 215 votos, sendo que 196 eram necessários para a vitória.

Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis.

No processo de eleições, iniciado hoje, serão escolhidos também o vice-presidente, o secretário-geral e os presidentes das 12 comissões episcopais da CNBB. As eleições podem prosseguir até o dia 23 de abril. A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira (24), em Aparecida (SP).

Histórico

O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984.

Dom Sérgio Rocha, que tem como lema episcopal a frase “tudo na caridade”, foi nomeado bispo pelo papa João Paulo 2º, em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE). Em janeiro de 2007, o papa Bento 16 nomeou-o arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Mais tarde, em 2011, Bento 16 tornou-o arcebispo metropolitano de Brasília.

Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas (SP).

O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma.

Veja video sobre as eleições na Assemleia

{youtube}GHeZ9jZaihI{/youtube}

Fonte: Noticiauol

Publicações recentes