“As crianças e as mulheres de rua não são números, não são ‘pacotes’ a serem trocados”,diz Papa Francisco em Simpósio da Pastoral de Rua

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira, na Sala Clementina, no Vaticano, os 80 participantes no Simpósio Internacional sobre a Pastoral de Rua, promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.

No seu discurso aos presentes o Papa destacou a finalidade destes dias de estudo e de reflexão, ou seja, preparar um plano de ação em resposta ao fenômeno das crianças e mulheres – e das suas famílias – que têm como principal ambiente de vida, a rua. “Tenho uma grande estima pelo seu compromisso em tutelar e promover a dignidade dessas crianças e mulheres; por isso, os encorajo a irem avante com confiança e impulso apostólico”, disse o Papa.

Em seguida chamou a atenção para as realidades que eles encontram, às vezes muito tristes, causadas pela indiferença, pela pobreza, pela violência familiar e social, e pelo tráfico de pessoas humanas. Não falta também – acrescentou -, a dor pela separação conjugal e o nascimento de crianças fora do matrimônio, destinados a uma vida “errante”.

“As crianças e as mulheres de rua não são números, não são “pacotes” a serem trocados: são seres humanos com seu próprio nome e seu rosto, com uma identidade dada por Deus a cada um deles”.

Nenhuma criança escolhe viver na rua, continuou o Papa. Infelizmente, também no mundo moderno e globalizado, muitas crianças são privadas de sua infância, de seus direitos, do seu futuro. A falta de leis e de instrumentos adequados contribui para agravar seu estado de privação: a falta de uma verdadeira família, a falta de educação e cuidados de saúde.

“Cada criança abandonada ou forçada a viver na rua, e que se tornou vítima de organizações criminosas, é um grito que se eleva a Deus, que criou o homem e a mulher à sua imagem; é um grito de acusação contra um sistema social que há décadas criticamos, mas que temos dificuldade em mudar segundo os critérios de justiça”.

É preocupante, continuou o Papa, ver um número crescente de jovens e mulheres que são forçados a ganhar a vida na rua, vendendo seus corpos, explorados por organizações criminosas e, por vezes, por parentes e familiares.

“Esta realidade é uma vergonha das nossas sociedades que se orgulham de serem modernas e de terem atingido elevados níveis de cultura e desenvolvimento. A corrupção generalizada e a busca do lucro a todo o custo privam os inocentes e os mais fracos das possibilidades de uma vida digna, alimentando o crime do tráfico de pessoas e outras injustiças que pesam sobre seus ombros”.

“Ninguém – destacou mais uma vez Francisco -, pode ficar indiferente diante da necessidade urgente de proteger a dignidade da mulher, ameaçada por fatores culturais e econômicos!”

Peço a vocês, por favor, – disse ainda o Papa – que não desistam diante das dificuldades dos desafios que interpelam a sua convicção, alimentada pela fé em Cristo, que demonstrou, até à morte na cruz, o amor preferencial de Deus Pai pelos mais fracos e marginalizados. A Igreja não pode permanecer em silêncio, as instituições eclesiais não podem fechar os olhos diante do nefasto fenômeno de crianças e mulheres de rua.

É importante envolver as diferentes expressões da comunidade cristã nos vários países, a fim de eliminar as causas que obrigam uma criança ou uma mulher a viver na rua ou ganhar a vida na rua.

Nós nunca podemos deixar de levar a todos, especialmente aos mais vulneráveis e desfavorecidos, a bondade e a ternura de Deus Pai misericordioso. “A misericórdia – finalizou Francisco -, é o ato supremo com o qual Deus vem ao nosso encontro, é o caminho que abre o coração à esperança de sermos amados para sempre”. (SP)

 

 

Publicações recentes