Assembleia da USGCB elege sua coordenação e apresenta proposições para o próximo triênio

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Foi eleita na tarde de ontem (23), a nova coordenação da União das Superioras e dos Superiores Gerais de Congregações Brasileiras (USGCB). A equipe que assume o serviço de animação do organismo nos próximos três anos é formada pela Irmã Silvania Aparecida Pereira Coelho, da Congregação da Santíssima Trindade, como titular e as Irmãs Iriete Ignez Lorenzetti, Franciscana de Nossa Senhora Aparecida, Lúcia Barbosa de Oliveira, das Medianeiras da Paz e Kátia Regina Segateli, Mensageira do Amor Divino, como primeira, segunda e terceira suplente, respectivamente.

A nova coordenadora da USGCB aposta no dinamismo do coletivo para o desenvolvimento do trabalho neste período, a partir do que já vem sendo realizado e aponta como necessidade “continuar olhando para a missionariedade, lugar da intercongregacionalidade; crescer cada vez mais como grupo das Coordenadoras Gerais, num nível de partilha das experiências missionárias, mas também da nossa missão específica dentro das nossas congregações; animar a Vida Religiosa nas nossas congregações, nessa também intercongregacionalidade”.

Irmã Silvania ressalta que os desafios são evidentes, mas que no coletivo, as atividades se tornam dinâmicas e possíveis de serem realizadas. “A gente só tem coragem de assumir porque é em equipe. O trabalho precisa ser mesmo todo em equipe, nessa circularidade do serviço, dos dons, dos valores de cada uma e cada um se colocando a serviço”.

Entre as proposições para o triênio, a Assembleia definiu: intensificar a experiência missionária intercongregacional, na perspectiva da “Casa Comum”; assumir o compromisso pessoal, comunitário e enquanto CRB, de abolir o descartável; continuar criando e fortalecendo as comunidades intercongregacionais; fazer um mapeamento por regionais de todas as Casas Gerais no Brasil; motivar para a missão na região Norte; participar do Sínodo da Amazônia; experiências com as Novas Gerações e abrir mais espaço para partilha, tanto nas regionais quanto no nacional.

Publicações recentes