Banca examinadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai até aldeia Krahô e aprova tese de doutoranda

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Fernando Almeida | 09 / Dez / 2015 14:33 |Um feito raro marcou a história do mundo acadêmico, no último dia 1º de dezembro no Norte do Tocantins. A banca examinadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína,deslocou-se até aldeia Manoel Alves Pequeno, da etnia Krahô em Goiatins (TO), para avaliar a tese da doutoranda Marcilene de Assis Alves Araújo.

Após assistir a ‘corrida da tora’, Marcilene chegou ao local da defesa da tese carregada por indígenas e vestida a caráter. Da mesma forma, a banca examinadora se acomodou numa mesa, com decoração típica da aldeia. Os índios também tiveram oportunidade de ver apresentação de uma pesquisa de carácter cientifico, sobre a própria comunidade onde vivem.
“Foi um marco na história da UFT e do PPGL/Campus de Araguaína, visto que foi uma prática inédita, uma vez que a academia, de modo geral, não permite esse tipo de prática, com isso, a Universidade Federal do Tocantins cumpriu seu papel social de levar o conhecimento acadêmico à população indígena”, avaliou o orientador da pesquisa, Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque.

A tese foi intitulada “Eventos de Interação nos Ritos Krahô (Jê): Implicações para o Ensino Bilíngue na Aldeia Manoel Alves Pequeno”. E focou na investigação de caráter intercultural, bilíngue e multidisciplinar, sobre a educação escolar Krahô. Além de observar o repasse dos conhecimentos tradicionais feito pelos anciãos aos indígenas mais novos, por meio dos aspectos culturais dos indígenas, através dos rituais mantidos pela tradição oral.

A aldeia Manoel Alves Pequeno, da etnia Krahô, fica localizada no município de Goiatins, distante 250 km de Araguaína. Após apresentação, a tese foi aprovada por unanimidade, com indicação de publicação. Isso por causa da relevância da pesquisa e a contribuição para Educação Escolar Indígena Krahô, no Tocantins e em todo o Brasil.

A banca foi composta pelos examinadores: Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque, Orientador e Presidente da Banca; Professora Drª Márcia Elizabeth Bortone (Examinadora Externa- UNB); Professora Drª Rosineide Magalhães de Sousa (Examinadora Externa- UNB); Professora Drª Karylleila dos santos Andrade (Examinadora Interna – UFT) e a Professora Drª Maria José de Pinho (Examinadora Interna- UFT).

Fonte: Araguaína Notícias

Publicações recentes