CAM 4 – Comla 9: Testemunhos missionários gera entusiasmo pela missão ad gentes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime Patias| 30.11.13| A programação desta sexta-feira, dia 29, no 4º Congresso Missionário Americano (CAM 4 – Comla 9) que acontece na cidade de Maracaibo (Venezuela) abriu com uma oração conduzida pela Pastoral Indígena. Cânticos, danças e orações misturavam-se aos símbolos trazidos por diversos indígenas. O momento místico ressaltou o ambiente multicultural da assembleia que reúne cerca de 3 mil pessoas de 24 países.

A partilha seguiu no restante da manhã com testemunhos de missionários e missionárias atuando em diversas partes do mundo, a exemplo da Irmã franciscana, Monserrat Simon, espanhola que trabalha na Argélia, país africano predominantemente muçulmano. “O Deus em quem cremos nos ensina que somos todos irmãos e juntos partilhamos a vida”, afirmou. Antes de se fixar na Argélia, Irmã Monserrat trabalhou no Japão e no Marrocos.

A religiosa revelou que nunca sentiu tão forte as palavras de Francisco de Assis que diz: “Quando um irmão ou uma irmã sente o chamado de ir aos muçulmanos que vá desarmado e disposto a obedecer a todos, e que se um dia lhe perguntarem por que atuas assim, pode dizer com simplicidade, dando razão do seu ser”, recordou. Na Missão, “me sinto plenamente vivendo com simplicidade, com paz e com alegria no meio dos irmãos”, completou. Ela explicou ainda que, quando questionada sobre a sua presença num país islâmico, responde: “Estamos aqui por que vocês são nossos irmãos e somos todos iguais, chamados à plenitude da vida”, e acrescentou, “não devemos considerar todo o muçulmano um terrorista. No meio deles, o que o Senhor nos pede é sermos instrumentos de paz. É uma chamada à unidade, a compreender que ninguém possui a verdade e que com humildade podemos construir pontes”, completou.

Deslocamento interior

Em seguida veio o testemunho do padre mexicano, Ricardo Jimenez, um jesuíta mexicano que trabalha há 13 anos na Argélia onde dirige um colégio com 4 mil alunos, todos muçulmanos. “No norte da África, mais do que deslocar-se geograficamente devemos fazer um deslocamento interior. Para o missionário, o movimento mais importante e também mais difícil é o deslocamento interior”, afirmou padre. Para ele, o missionário tem vontade de acolher o novo, receber e encontrar-se com o outro. Por isso a abertura para a mobilidade. “Precisamos nos deslocar de uma Igreja com poder, para uma Igreja sem poder, e isso nos ensina a humildade. A Igreja não deve se identificar com o poder, mas com Cristo e com o serviço”, acrescentou.

Padre Ricardo destacou ainda a importância da formação para a missão. “O missionário não é um ‘ignorante’, mas estuda muito, se prepara, aprende línguas, culturas… E o mundo secularizado exige que estejamos bem preparados”. Segundo o jesuíta, os conteúdos das conferências apresentadas no Congresso, se concretizam na vida dos missionários que deixam sua cultura para viver em outras culturas.

Após os testemunhos, a coordenação apresentou um esboço da síntese final do CAM 4 – Comla 9 que recebeu algumas contribuições da assembleia. A leitura da mensagem final feita no início da tarde encerrou as atividades no Palácio de Eventos.

O Congresso que começou no dia 26 de novembro, encerra suas atividades neste sábado com uma missão na Praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, o mesmo lugar que recebeu a celebração da abertura. Antes de dispersar, no domingo, 1º de dezembro, os congressistas terão ainda missas nas paróquias e atividades com as famílias que os recebem.

Publicações recentes