Câmara homenageia família salesiana pelo bicentenário de Dom Bosco

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Rosinha Martins| 17.11.2015| A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça, 17, no plenário Ulisses Guimarães uma sessão solene em homenagem a dom Bosco por ocasião do bicentenário de seu nascimento. O mentor do evento foi ex-aluno dos salesianos em Campo Grande, o deputado Henrique Mandetta.

Mandetta disse se sentir honrado por participar da sessão e poder ouvir o parecer de todos os colegas sobre o santo. Retomando as palavras do padre Marinoni que em tom de brincadeira diz que quando aluno, o deputado lhe deu muito trabalho, exaltou a energia dos jovens. “Jovem tem que dar trabalho, mas o trabalho de instigar, de falar, de sonhar e sonhar não custa nada”. E acrescentou que “colocar a visão de dom bosco frente aos jovens e usufriuir dessa maravilhosa pentecostes de línguas que levaram a sua obra ao mundo inteiro é o motivo da celebração”.

O inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Orestes Carlinhos Fistarol, lembrou que dom Bosco teve papel importante na formação da sociedade italiana. “Ele conscientizou a sociedade de Turim de que a educação é caminho seguro para se investir nas novas gerações”, disse.

Padre Orestes afirmou também que, “diante das violações de tantos direitos humanos que presenciamos no nosso país principalmente de tanto desrespeito à vida dos jovens negros,indios e empobrecidos , o pensamento de dom Bosco e seu método educativo continuam vivos e atuais”.

Ao encerrar sua fala, Fistarol fez um apelo à Câmara dos Deputados. “Gostariamos que o Estado brasileiro nos sentisse e nos tratasse sempre como verdadeiros parceiros na educação e na assistencia social das novas gerações em defesa da vida onde ela mais clama”.

O representante da Nunciatura Apostólica Monsenhor Thomas Grysa, dirigiu-se às centenas de jovens salesianos presentes no plenário e os convidou a ter coragem de sonhar e cultivar a cultura do encontro, o que segundo tira o ser humano da autorreferencialidade. “Ter coragem de ter ideias, fantasias, porque os sonhos esquentam o coração e dão impulso para a criatividade, para formar uma comunidade, para fazer um grupo novo, para fazer algo que pode servir para toda a comunidade, vizinhos, escola”. Grysa enfatizou que “quem não tem ideias tem o risco de fechar-se em si mesmo e ser manipulados pelos demais. Quem, como Dom Bosco tem coragem de sonhar pode com a ajuda de Deus realizar coisas grandes que ficam por anos afora”.

Parafraseando o Papa Francisco, monsenhor Thomas ressaltou a importância do cultivo de uma cultura do encontro. “O encontro é uma coisa da qual precisamos é um remédio que cura todas as tensões e guerras e nesse mistérios da comunhão, do encontro tem dois aspectos que é preciso guardar: Respeito e diálogo”.

Grysa chamou a atenção para a função da Câmara e o papel importante que exerce na formação dos cidadãos brasileiros. “Esta casa tem como missão promover a cultura do encontro, que nos protege da doença de autorreferencialidade. Continuemos esta via com entusiamo e coragem de vocês”.

O diretor das Redes Salesianas do Brasil, padre José Marinoni, suscitou aplausos da assembleia aos sublinhar a frase que, segundo ele, traçou o percurso e a missão do santo: ” Quando eu crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Eles são bons e se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.

Assista parte da sessão.

Publicações recentes