Carta da presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL – CRB

                        SDS Bloco H nº 26 Sala 507 Edifício Venâncio II
CEP: 70393-900 – Brasília – DF

                        Tel.: (61) 3226-5540 Fax: (61)3225-34 – Cel.(61) 8451-0248

                                   Brasília, 15 de Julho de 2015.

“Permanece conosco”  (Lc 24,29)

 

De:- Ir. Maria Inês V. Ribeiro, mad – Presidente da CRB Nacional

Para:  Superiores Maiores das Instituições Membros da Conferência dos Religiosos do Brasil

Assunto:- Comunicações importantes

 

Minhas queridas Irmãs, meus queridos Irmãos:

É com grande alegria que lhes escrevo, desejando encontrar todos/as fortalecidos/as e animados/as pelo Espírito do Senhor. Prosseguimos nossa missão, como Vida Consagrada no Brasil, atentos/as às interpelações do Espírito do Senhor, que continuamente nos encontra no caminho e CLAMA dentro da VRC, para que seja o que está chamada a ser: MÍSTICA, PROFECIA, TERNURA, CONSOLO E ALARME QUE ADVERTE A HUMANIDADE. É Ele quem nos revitaliza para a vivência e testemunho alegre, na gratuidade de nossa consagração.

Assuntos e notícias de grande importância e significado constituem o conteúdo desta carta:

       MISSÃO NA DIOCESE DE PEMBA – MOÇAMBIQUE:

            Dom Luiz Fernando Lisboa, cp nos procurou na sede da CRB e solicitou a presença e o serviço missionário de uma Comunidade Intercongregacional, em sua diocese. Rezamos, refletimos sobre esse veemente apelo e o apresentamos na Assembleia Geral Ordinária da Conferência dos Religiosos do Brasil, realizada no dia 07 de abril, próximo passado, em Aparecida/SP. Os participantes da Assembleia foram unânimes em aprovar esse pedido. Já recebemos nomes de candidatas para a composição da comunidade. Duas urgências e prioridades são evidenciadas por Dom Luiz Fernando: Comunidade a serviço das crianças e das mulheres –  e Pastoral  junto às pessoas que trabalham nas minas, além de outras necessidades nas áreas de saúde e educação.

 É necessário, portanto, prosseguir o caminho iniciado. Com esta finalidade, realizaremos uma primeira reunião para iniciar a preparação da Missão. É um momento de comunhão e mútua reflexão, profundamente enraizado nos ardentes apelos à VRC hoje: “SAIR”.

Data: 29 de setembro de 2015.

Horário: 8h15 às 16h00.

Local: dependências da sede da CRB Nacional.

Se sua Congregação ou Província deseja integrar o processo, peço entrar em contato com nosso Setor Missão Solidária – Com Irmã Maria de Fátima Kapp – missão@crbnacional.org.br ou pelo tel (61) 3226-5540.  Agradeço responder imediatamente para prevermos hospedagem (solidária).

 

      ASSEMBLEIAS REGIONAIS ELETIVAS:

Nos próximos meses de agosto e setembro todas as nossas Regionais estarão realizando suas Assembleias quando, após a avaliação, definirão as prioridades para a caminhada do triênio e escolherão a nova equipe de Coordenação.

Ressalto a importância das Assembleias para as Regionais, bem como para o todo da VRC no Brasil, que acontece nas bases: Regionais, Sub-Regionais, Núcleos e Comunidades. Gostaria de solicitar que, de fato, tomemos como prioridade e participemos da Assembleia. Entre em contato com a sua Regional. Vamos assumir juntos/as!

 

      LANÇAMENTO DO LIVRO: “VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO”.

É plausível a importância dos Consagrados e Consagradas como presença profética e missionária na Igreja. O Papa Francisco disse, na mensagem aos/as Religiosos/as (30/11/14), que gostaria de “repropor a toda a Igreja a beleza e a importância dessa forma peculiar de seguir Jesus” que caracteriza a Vida Consagrada.  Por isso, a CRB Nacional está oferecendo duas importantes obras:

        A primeira: “VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO” – Vivendo o Ano da Vida Consagrada e assumindo a Prioridade nº 4 do nosso Plano de Ação (2014-2016) – Formação,  o Livro foi  escrito e organizado pela nossa Equipe Interdisciplinar de Reflexão e editado pelas Edições Paulinas. O lançamento está sendo organizado pela própria Editora, juntamente com a CRB Nacional e as Regionais, cuja planilha estamos enviando em anexo.  Não deixe de adquirir o seu!

      LIVRO: “AMAR É DOAR-SE POR INTEIRO”.

.  O Livro é uma doação, por sugestão do Frei Hans, da Fazenda da Esperança  editado pela  Editora Cidade Nova, com o apoio da Entidade  “Ajuda à Igreja que sofre”.  Trata-se de uma obra, com 80 testemunhos e fotos, organizado pela La Vie Consacrée (A vida Consagrada) da Suiça e publicado no dia 01/02/15.

“Amar é doar-se por inteiro” oferece uma visão ampla e diversificada no mundo, da compreensão de uma vocação à sua realização em vários âmbitos de atuação dos consagrados e consagradas.  Foi recomendado pelo Papa Francisco e tem o Posfácio do Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

É grande o desejo que o Livro chegue ao maior número possível de consagrados/as, principalmente jovens em formação, e vai depender muito do empenho de cada um/a de nós. Estará à disposição nas Regionais e a Assembleia Regional será uma ocasião propícia para adquiri-lo.

      PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL DA CRB NACIONAL:

A nossa programação do ANO DA VIDA CONSAGRADA prossegue intensa e perpassada de testemunhos, vivências e aprofundamentos, tanto em  nível Internacional, Nacional como Regional. Relembramos que acontecerão os seguintes eventos:

  • Congresso Internacional para Consagrados/as Jovens – Roma – Itália – 16 a 19/09/15
  • Pré-Congressos Nacionais das Novas Gerações, por regiões;

–  Região Sul – 04 a 07 de setembro – Porto Alegre

–  Região Sudeste – 04 a 07 de setembro – São Paulo

–  Região Centro Oeste –  31/10 a 02/11  – Palmas – TO

–  Região Nordeste – 09 a 11 de outubro – Salvador

Entre em contato com o Setor Juventudes e NG da CRB – Ir. Vanézia – juventudes@crbnacional.org.br ou sua Regional.

  • Encontro para jovens Consagrados/as – Organizado pelo Movimento dos Focolares – Muito oportuno para a vivência da Vida Consagrada, neste momento histórico da VRC. É aberto para noviços/as e postulantes.  Envie os/as jovens da sua Província/Congregação. Inscrições pelo site: www.cmginetta.org.br (senha: ginetta) – Informações: geboriga@yahoo.com – Tel: (11) 95490-5065
  • Seminário para Formadores/as –  22 a 26 de outubro  – Vagas preenchidas
  • Encontros de Formação Missionária – Organizados pela Nacional, nas Regionais – Estão acontecendo! Contato: missão@crbnacional.org.br
  • Encontro Nacional da Rede “Um Grito pela Vida”.  Acontecerá em Brasília de 27 a 30 de agosto, com representantes de todos os Núcleos da Rede, espalhados pelo Brasil, na luta contra o tráfico, violência e opressão dos seres humanos.
  • Assembleia Nacional da USGCB – (União de Superioras/es Gerais de Congregações Brasileiras) 27 a 30 de agosto – Rio de Janeiro
  •  Além das realizações nas Regionais e Núcleos e de nossa prática cotidiana, na dinamização da VRC.

Queridas Irmãs e Irmãos, continuemos fortalecendo-nos mutuamente, confiantes de que o Senhor Ressuscitado, “caminha e permanece conosco”, iluminando todos os caminhos de nossa missão, como discípulas e discípulos, “numa Igreja em saída”.

Unida na prece, vivendo com alegria o Dom do Ano da Vida Consagrada,

                                                                                                                                                                                                                               Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

                                                 Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes