Coletiva de Imprensa apresenta beatificação de Madre Assunta Marchetti

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|09.10.14| A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas convida todos os Profissionais da Comunicação para uma Coletiva de Imprensa que se realizará no próximo dia 24, no Abrigo Casa Madre Assunta Marchetti, na Vila Prudente –  São Paulo.

O objetivo é  apresentar a vida, a obra a missão e o fato da  Beatificação de Madre Assunta Marchetti, missionária italiana – co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo- Scalabrinianas –  que atuou no Brasil desde 1895 e faleceu em São Paulo em 1º de julho de 1949. Por aprovação do Papa Francisco, a missionária será beatificada em terras brasileiras onde viveu maior parte da sua vida, no dia 25 de outubro próximo, na Catedral da Sé.

Comporão a mesa para a Coletiva,  o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano e presidente da Cerimônia de Beatificação, Cardeal Angelo Amato, o Arcebispo da Arquidiocese de  São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, a ex-postuladora da causa de beatificação de Madre Assunta que trabalhou no processo por 21 anos, a religiosa italiana,  Irmã Laura Bondi, Superiora Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano e a religiosa italiana e conselheira geral para a Formação Irmã Etra Modica.

Serviço

Coletiva de Imprensa sobre a beatificação de Madre Assunta Marchetti

Data: 24 de outubro de 2014.

14h – Inauguração do Monumento Madre Assunta na praça em frente ao Orfanato.

15h – Coletiva de Imprensa obre a beatificação de Madre Assunta.

Local: Abrigo Casa Madre Assunta, sito à Rua do Orfanato, 883 – Vila Prudente –  São Paulo – SP – CEP: 03131-010

Contato: Assessoria de Comunicação da beatificação – Irmã Rosa Maria Martins – Tel: (061) 84240242 / 8249489 / (037) 99796140

Sobre Madre Assunta Marchetti

Natural de Lombrici di Camaiore, província de Lucca, Itália, Maria Assunta Caterina Marchetti nasceu em 15 de agosto de 1871. Veio para o Brasil em outubro de 1895, a pedido do seu irmão, padre José Marchetti, missionário de São Carlos, ordem fundada em 1887 pelo bispo de Piacenza, João Batista Scalabrini, para cuidar dos órfãos filhos de imigrantes italianos e africanos que viviam em São Paulo.

Madre Assunta viveu no Brasil por mais de cinquenta anos. Faleceu em 1º de julho de 1948, no orfanato na Vila Prudente (SP), onde se encontram  seus restos mortais.

No Brasil, Assunta Marchetti tem,  vivos, duas sobrinhas e um sobrinho bisneto que residem em São Paulo.

O milagre

Em 1994, Heráclides Teixeira Filho foi diagnosticado com morte cerebral, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS). Após oração de intercessão a Madre Assunta feita por uma Irmã Scalabriniana  e a esposa, o paciente recobrou os sentidos e ficou curado sem sequelas. No dia 19 de dezembro de 2011 aconteceu a promulgação do Decreto das Virtudes Heroicas de Madre Assunta Marchetti, reconhecidas pelo papa Bento XVI. O milagre atribuído à venerável Madre Assunta foi reconhecido no dia 09 de fevereiro de 2012 pela equipe de médicos da Congregação da Causa dos Santos do Vaticano.

O legado deixado por Assunta Marchetti – A compaixão pelos migrantes

Num mundo moderno marcado pelo fenômeno das migrações e a assim chamada, por alguns especialistas,  a era do “horror à diferença”, as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo- Scalabrinianas herdaram da sua co-fundadora Madre Assunta Marchetti a capacidade da compaixão pelos imigrantes, a acolhida calorosa ao diferente e atuam em 27 países na defesa da dignidade de todos aqueles que se veem obrigados a deixar sua terra por questões de guerra, de religião, catástrofes naturais, e tantas outras situações que ameaçam e desterram pessoas em todo o planeta.

No Brasil, as Irmãs Missionárias de São Carlos, a exemplo de Madre Assunta atuam em casas de acolhida e promoção a migrantes, hospitais, Escolas e Abrigos.

Fato notório é o trabalho que as Irmãs tem realizado em nível de América Latina e Brasil com a problemática da migração de crianças desacompanhadas que deixam o continente e rumam aos EUA, fugindo da violência, da perseguição e em busca de parentes; a entrada de imigrantes ganeses, senegaleses no Brasil durante a Copa e que não retornaram a seus países e rumaram em sua maioria para o Rio Grande do Sul e  Distrito Federal; o grande número de haitianos que, após o terremoto de 2010, adotaram o Brasil como a sua pátria. Nestas realidades, as seguidoras de Madre Assunta tem sido heroicas no trabalho incansável e desafiador de resgate da dignidade destes e de outros povos em situação de migração.

Alguns dados  bibigráficos de Madre Assunta Marchetti

15-08-1871 – Nasce em LombricidiCamaiore, Itália.

23-10-1895 – Parte de Camaiore – Itália, com o irmão, o Servo de Deus Pe. José Marchetti, a mãe e duas companheiras de vocação.

25-10-1895 – Em Piacenza emite os votos religiosos, nas mãos do Bem-Aventurado Dom João Batista Scalabrini, apóstolo dos migrantes.

27-10-1895 – Embarca no porto de Gênova, Itália, rumo ao Brasil, como missionária para os migrantes.

08-12-1895 – Inauguração do Orfanato Cristóvão Colombo, Ipiranga, São Paulo, sua primeira missão no Brasil.

1895 a 1948 – Dedica sua vida em diversas missões nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

01-07-1948 – Falece aos 76 anos de idade, no Orfanato Cristóvão Colombo, em Vila Prudente, São Paulo, estando ainda no meio dos órfãos.

12-06-1987 – Abertura de seu Processo de Beatificação, na Arquidiocese de São Paulo, Brasil.

21-07-1991 – Translado de seus restos mortais para nicho próprio, na Capela do Orfanato em Vila Prudente, São Paulo – SP.

17-09-2010 – A Congregação para as Causas dos Santos, depois de longos estudos sobre sua vida e missão, reconhece suas Virtudes Heroicas.

19-12-2011 – O Papa Bento XVI promulga o Decreto de reconhecimento das Virtudes Heróicas da Serva de Deus Madre Assunta Marchetti, declarando- a Venerável.

09-10-2013 – O Papa Francisco autoriza a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto referente ao milagre, atribuído à intercessão da Venerável Madre Assunta Marchetti.

Publicações recentes