Com o tema juventude e relações afetivas, tem início 28º Curso de Verão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Edcarlos Bispo de Santana| 07.01.15| Na tarde da terça-feira, 6, no Tuca, teatro da PUC-SP, teve início o 28º Curso de Verão promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CEESEP). O mesmo se estenderá até o próximo dia 14 com a temática da juventude e afetividade, que será analisada sob diferentes aspectos.

Cerca de 450 pessoas provenientes de várias regiões do Brasil e de outros países participam do evento e trazem consigo muitas expectativas.

Arley Novaes dos Santos, 24, de Vitória da Conquista/BA, espera aprender e multiplicar o conhecimento: “Trabalhar com juventude é desafiante, principalmente para nós que somos da Pastoral da Juventude. Esse tema toca em algo que está além das relações de igreja”.

O Curso de Verão possibilita uma formação popular a partir dos desafios da realidade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de diálogo, convivência, partilha, celebração e compromisso. Embora o tema tenha enfoque na juventude, acolhe participantes de todas as idades. Para Francisco Machado Alves, 57, de São Felix no Araguaia, o tema é bastante atual e abrangente. “O Curso de Verão vem ser esse momento de reflexão, de aprofundamento e de encontrar meios para atingir mais essa juventude com o trabalho crítico”.

Após a acolhida aos participantes e a celebração de abertura, dom Júlio Endi Akamine, bispo da região Lapa, arquidiocese de São Paulo, afirmou que a educação da afetividade é um aspecto decisivo não só para os jovens, mas para todos independente da idade. “Mais do que isso, a educação da afetividade é necessária também para a nossa salvação”. De acordo com dom Flávio Borges Ilara, bispo da Diocese Anglicana de São Paulo e presidente do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI), o tema da família, da juventude e da sexualidade humana é preocupação constante do pastorado da Igreja Anglicana. “Não é possível a pastoral sem afetividade, sem cuidado e carinho uns com os outros”.

Para o presidente do CESEEP, Benedito Ferraro, o tema das relações afetivas e sexualidade é muito desafiador. Segundo ele, consiste em “abrir-se ao mistério do encontro com o outro/outra e não fechar o caminho para o totalmente outro que nos transcende e que acreditamos ser Deus. Acreditar que é possível construir um outro mundo, outra igreja, a igreja em saída, como aponta o Papa Francisco”. Afirma ainda ser necessário “assumir o compromisso da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, buscando participar de todas as lutas em defesa dos direitos humanos sempre ao lado dos pobres e excluídos”.

Na quarta-feira, 7, a palestra ficara sobre a responsabilidade de Ana Cristina Canosa, psicóloga, terapeuta e educadora sexual; coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Sexual do UNISAL, e abordará o tema: “Corporeidade e identidades: mapeando o universo da sexualidade humana e das relações afetivas”.

O 28º Curso de Verão pode ser acompanhado ao vivo pelo site do CESEEP (https://novo.ceseep.org.br/).

Assessoria de Comunicação

Publicações recentes