Comissão organizadora do 4º Congresso Missionário Nacional se reúne em Recife

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime C. Patias

“Impulsionar as Igrejas locais a um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo”. Com este objetivo a arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, se prepara para sediar o 4º Congresso Missionário Nacional, nos dias 7 a 10 de setembro de 2017.

Os preparativos para o evento já começaram e a Comissão Organizadora realizou, nesta terça-feira, 01 de novembro, mais uma reunião de trabalho, na Cúria Metropolitana, em Recife. O encontro contou com a participação de integrantes das equipes de serviços, dos movimentos, pastorais e vicariatos da arquidiocese. Participaramtambém, dom Antônio Fernando Saburido, OSB, arcebispo de Olinda e Recife, dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Josenildo Tavares Ferreira, coordenador de Pastoral da arquidiocese, padre Mauricio da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e padre Jaime C. Patias, assessor de comunicação das POM.

Dom Antônio Fernando, manifestou sua alegria em acolher o Congresso. “A arquidiocese de Olinda e Recife se sente privilegiada e isso vai nos ajudar pois, a nossa Igreja precisa ser cada vez mais missionária”, destacou. O bispo propôs a realização de um pré-congresso para animar as comunidades no anúncio do Evangelho. “Gostaria de agradecer pela escolha de Recife e dizer que todos são bem-vindos”, complementou.

Padre Maurício da Silva Jardim coordenou a reunião e explicou os passos dados até o momento. O Congresso terá como tema “Brasil em missão: o Evangelho é alegria parauma Igreja em saída”. Reunirá 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados, que serão hospedados pelas famílias locais. “As inscrições serão efetuadas por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), conforme vagas disponíveis a partir de março de 2017”, salientou padre Maurício. Ao falar sobre a metodologia, o diretor das POM revelou que esta “deverá girar em torno de quatro palavras inspiradoras, uma para cada dia: encontrar, contemplar, discernir e propor”. Já a temática terá três eixos: a Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. Além disso, “Igreja em saída na perspectiva ad gentes” será o eixo transversal. Estão programadas quatro grandes conferências e mais 30 oficinas.

Padre Maurício lembrou ainda, que o evento servirá de preparação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), marcado para julho de 2018, na Bolívia, com a mesma temática.

Membros da Rede Latino-americana de Missiólogos (Relami) estão elaborando uma versão pastoral do texto-base a partir do documento enviado pela Comissão teológica da Bolívia. Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento terá a missão como eixo central e será enviado aos regionais da CNBB, até o mês de março de 2017, para ser estudado por todos.

Ao comentar sobre a vivência de uma Igreja em saída, dom Esmeraldo de Farias destacou a importância de “dar atenção especial à espiritualidade, a partir da vida e missão de Jesus, servo missionário que se identifica com os pobres e acolhe misericordiosamente a todos”. Para dom Esmeraldo, na missão, é preciso “definir bem pedagogia para ir ao encontro das pessoas e, como presença de Deus em suas vidas, aprender com elas”. Esta saída deve alcançar “as várias realidades como os condomínios, as periferias sociais e existenciais, os idosos, enfermos, jovens, dependentes químicos, entre outros”, sublinhou o bispo auxiliar de São Luís (MA).

Aproveitando a presença em Recife, alguns membros da Coordenação visitaram as instalações do Colégio das Damas da Instrução Cristã, onde deve acontecer as atividades do Congresso, no bairro das Graças, zona norte de Recife.

A equipe ampliada de Coordenação voltará a ser reunir, no dia 12 de dezembro.

O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em Belo Horizonte (MG) (2003). Já 2º aconteceu em Aparecida (SP) (2008) e o 3º em Palmas (TO) (2012).

Publicações recentes