Como São João Bosco, Francisco convida os jovens para uma “revolução da ternura”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Como São João Bosco fez há mais de um século, o Papa Francisco contou com um “sim” retumbante à possibilidade de transformação, repetidamente convidando os jovens a liderarem uma “revolução da ternura” no nosso mundo de hoje. O pontífice convocou-os a trabalhar contra a “globalização da indiferença” e a buscar formas de ser irmãos e irmãs entre si e com os que os circundam.

Nesta terça-feira, a Igreja Católica celebra o dia de São João Bosco, um dos evangelistas mais importantes para a juventude.

A reportagem é de Father Jeffrey F. Kirby, publicada por Crux, 28-01-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

João Bosco viveu dias difíceis. A Igreja de seu tempo era ameaçada de perseguição externa e de desunião interna. Os padres da época bem poderiam voltar suas atenções aos problemas em torno dessas questões. O trabalho social e o ministério seriam facilmente eclipsados e esquecidos.

E, no entanto, João Bosco ignorou tais distrações e, diferentemente, enxergou as maiores necessidades da humanidade, especialmente situação das crianças de rua na região em que vivia.

A história conta que o jovem Pe. João Bosco se preparava para a missa quando uma criança veio à sacristia implorar por comida. O padre a convidou que ficasse para a celebração e disse que, depois, ela ganharia algo para comer. No dia seguinte, mais crianças se aproximaram. Em breve, João Bosco percebeu tanto a necessidade dessas crianças quanto o seu chamado ao serviço.

Passou então a se encontrar em grupo com crianças de rua, e essa iniciativa levou à organização de pequenos oratórios onde elas seriam alimentadas e abrigadas, aprenderiam virtudes e orações; João Bosco orientou um ofício que as manteria fora das ruas.

Os esforços de João Bosco lhe renderam a estima de muitos, e o ódio de alguns. Os chefões viram o declínio de jovens de rua em suas iniciativas criminosas, e o ameaçaram. João Bosco continuou inabalável, entretanto, dando seguimento ao seu trabalho social.

Para o santo, a sua iniciativa nunca teve a ver com uma aceitação ou rejeição pública; não teve a ver com ameaças externas, nem com o caos interno da Igreja; tinha a ver com cumprir a vocação recebida por Deus, de ajudar os esquecidos e empoderar os jovens para terem uma vida boa e virtuosa.

No fim da vida de João Bosco, o Senhor mostrou-lhe uma imagem de uma longa fila de jovens em vestes brancas. Quando perguntou quem eram, o Senhor respondeu: “Estes foram os que consegui salvar porque você confiou em mim”. O santo viu outras figuras. Eram seres humanoides semelhantes a monstros. Quando perguntou quem eram, o Senhor respondeu: “Estes são os que não consegui salvar porque você não confiou mais em mim”.

E assim a vida de São João Bosco lembra a necessidade da clareza e da confiança espirituais. O testemunho do santo apresenta-se como um espelho para nós na Igreja de hoje: Como estamos servindo os esquecidos? Como estamos recebendo os jovens?

Verdadeiro à narrativa sagrada da história da salvação, um outro fiel foi criado com uma vocação semelhante à dada a São João Bosco. Mais uma vez, encontramos a fé cristã sob perseguição externa e a Igreja sendo enfraquecida por contendas internas. Muito facilmente a loucura e a mania da época poderiam atrapalhar ou desviar um fiel daquele chamado feito por Deus.

E, no entanto, o Papa Francisco recolheu o manto de João Bosco e, apesar das disputas dentro da Igreja, ele tem dado atencioso aos jovens e o convocado-os ao trabalho em nossos dias. Indo além dos debates, o papa volta-se aos esquecidos e busca encontrar e servir os jovens do século XXI.

Em sua abordagem, o papa nota o paradoxo de uma cultura que idolatra a juventude – todo mundo parece querer ser jovem, especialmente no Ocidente –, mas, ao mesmo tempo, uma tal cultura não tem dado voz nem vez a esta parcela da sociedade, especialmente no tocante ao desemprego e nos ambientes decisórios.

Ao se inspirar nos esforços do século XIX de João Bosco, o papa vem convidando o mundo, especialmente a Igreja, a orientar os jovens para o encontro do propósito e lugar deles no mundo contemporâneo.

No início da última edição da Jornada Mundial da Juventude, ocorrida em Cracóvia, na Polônia, o papa desafiou os jovens perguntando com ousadia: “É possível transformarmos as coisas?” E, desejosos, os jovens responderam: “Sim!”

Francisco está contando com esse “sim” quando repetidas vezes convida a juventude a liderar uma “revolução da ternura” em nosso mundo atual. Ele convocou os jovens a trabalhar contra a “globalização da indiferença” e a buscar formas de ser irmãos e irmãs entre si e com os que os circundam.

O papa não só voltou o seu próprio coração aos jovens, mas, ao escolher o tema do próximo Sínodo dos Bispos, também fez voltar a eles tantas outras lideranças eclesiásticas. Intitulada “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a próxima assembleia sinodal irá se debruçar sobre esta parcela da população.

Na carta em que anuncia o Sínodo, o papa escreve aos jovens e às jovens: “Constrói-se um mundo melhor também graças a vocês, ao seu desejo de mudança e generosidade. (…) Também a Igreja deseja colocar-se à escuta de sua voz, de sua sensibilidade, de sua fé; até de suas dúvidas e suas críticas. Façam ouvir o seu grito”.

E, assim, o próximo Sínodo dos Bispos acontecerá no espírito de São João Bosco. Mais uma vez, uma pessoa sagrada vai trabalhar apesar das tensões, responderá um chamado de Deus e voltar-se-á aos jovens ofertando ajuda, diálogo, orientação bondosa e uam grande esperança.

Texto: IHU

Publicações recentes