Congregações Religiosas fazem alianças para fortalecer projetos missionários

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cerca de 200 Religiosas e Religiosos se reúnem em Brasília para refletir sobre as alianças feitas em vista da missão, desafios e perspectivas.

Teve início na manhã desta quinta, 01, no Centro Cultural de Brasília (CCB), o II Seminário Nacional sobre intercongregacionalidade na Vida Consagrada.  Cerca de 200 Religiosas e Religiosos aprofundam sobre o sentido e a importância de se fazer alianças entre as diversas congregações para unir forças em vista da construção do Reino de Deus por meio do serviço missionário aos mais necessitados e daqueles que, no contexto sócio-político atual perderam a sua dignidade de pessoa humana.

A socióloga, religiosa e coordenadora da Rede Um Grito pela Vida, Irmã Eurides de Oliveira, icm, fez uma análise da conjuntura atual, sinalizando os lugares que ocupam e que devem ocupar a Igreja e de maneira específica, a Vida Religiosa Consagrada na sociedade atual.

Motivada pelo pensamento do Documento de Aparecida, “a missão do discípulo/a missionário/a se realiza no coração do mundo” (DA148), a assessora afirmou que a Vida Religiosa exerce a sua missão profético-carismática dentro das condições objetivas da realidade onde se insere e na medida que acompanha o processo histórico. “Somos convidados a penetrar nas dobras da história para auscultar e sentir as causas desta situação que desnuda, rouba de nossos irmãos a dignidade humana”, disse.

Para Irmã Eurides esta é uma tarefa que  requer definição, opção Evangélica, Política e Eclesial  por  um lugar social: o chão dos pobres. “Olhar, ler e compreender  o que está acontecendo neste mundo de rápidas transformações é uma graça e um   desafio”, relatou.

Ainda de acordo com Eurides, para se fazer uma análise de conjuntura, ou analisar  o momento atual em que se vive,  é imprescindível  ter presente a moldura estrutural  geradora dos acontecimentos que configuram o cenário atual da sociedade.

Afirmou também, que a estrutura da sociedade atual é o capitalismo neoliberal, caracterizado pelo Capital concentrado nas mãos de uma minoria privilegiada que detêm os bens e os modos de produção (a terra, a água, as indústrias, a moeda, o conhecimento…). Conseqüência desse sistema na vida do homem e da mulher modernos é a roda viva dos “ismos” como, o individualismo, subjetivismo, hedonismo, seguidos da depressão, desequilíbrio ecológico, aquecimento global e exclusão. Para a assessora, “os novos tempos estão exigindo novas sensibilidades, novas inserções e novas expressões de solidariedade e a Vida Religiosa Consagrada é chamada a reavivar a profecia”.

A partir do ponto de vista de Irmã Eurides, a eleição do Papa Francisco favorece á  Igreja  um  tempo de organizar a esperança, de voltar ao essencial, de sair, ir ao encontro dos pobres e às periferias.

O  presidente nacional da Conferência dos Religiosos, Irmão Paulo Petry,fsc, – que se encontra em Roma participando do Capítulo Geral da Congregação – enviou mensagem aos participantes do II Seminário sobre  intercongregacionalidade.

Parabéns a vocês participantes deste seminário e obrigado às congregações às quais pertencem, por entender esta dimensão da VR, dimensão de abertura, dimensão colaborativa e cooperadora, dimensão de “alteridade congregacional”. Bom encontro para todos e todas, e que o Deus Comunidade seja a presença constante nestes dias”.

Na mensagem, Irmão Paulo disse que a intercongregacionalidade não vem para  substituir ou destituir a “congregacionalidade”, mas ela acontece para revelar-nos quão rica é a ação de Deus, quão maravilhoso é o Espírito a soprar seus dons ao inspirar os fundadores/as. “Agora cabe a nós buscar na diversidade a unidade, na riqueza dos diferentes carismas a força para animar a missão continental, proclamar a Boa Nova e testemunhar os valores do Reino”, pronunciou.

Veja mensagem na íntegra, em anexo.

O II Seminário Intercongregacional continua até o próximo dia 04.

Publicações recentes