CRB Nacional expressa condolências pela passagem de Irmãos Maristas na África

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Irmão, que atuava há 20 anos no país africano, foi vítima de um acidente de trânsito. A missa de 7º dia será realizada no dia 17 de outubro, às 16h, na Capela Santo Inácio de Loyola, em Linha Larga, Santo Cristo.

Faleceu na manhã de sábado (10/10), vítima de um acidente de carro, o Irmão Belmiro Schmidt. Faleceu, também, o Irmão Tomás Sawália, da Província Marista da África Austral, que teve passagem pelo Rio Grande do Sul durante seu Noviciado em Passo Fundo. O incidente ocorreu na estrada entre Kuito-Bié e N’dalantando, em Angola, região onde os Irmãos atuavam em missão.

Trajetória

Natural de Santa Rosa, o Irmão Belmiro tinha 76 anos de idade, sendo 56 dedicados à vida religiosa marista. Ingressou no Juvenato, em Bom Princípio, no ano de 1952 e completou sua formação na cidade de Passo Fundo, onde proferiu seus primeiros votos em 1960. Em 1965 realizou sua consagração definitiva na cidade de Getúlio Vargas e, em 2000, professou seus votos de estabilidade em Itaara.

Graduado em Ciências Físicas e Biológicas, o Irmão Belmiro exerceu, durante muitos anos, atividade de professor e em direção em escolas nas cidades de Santa Maria, Chapecó (SC), Erechim, Santana do Livramento, Getúlio Vargas e Santo Ângelo. Formado no Curso de Espiritualidade Marista no Cemar, em Teresópolis, também atuou como formador de Irmãos Maristas em Passo Fundo, Cruzeiro do Sul (AC) e Getúlio Vargas.

Desde 1995, atuava em missão em Angola, onde dedicou-se à formação de Jovens Vocacionados no Juvenato de N’Dalatando; no Centro de Formação Marista, no Kuito-Bié; no Colégio Cristo Rei, em Luanda; e na Comunidade Marista e Escola Missionária. Desde 2011 vivia no Kuito-Bié onde era Superior na Comunidade Marista e Formador na EFP Marista São José.

Ao longo de 20 anos, foi incansável no exercício da missão em terras africanas. A pedido do próprio Irmão Belmiro, o velório foi realizado na cidade do Kuito-Bié onde, no domingo, houve missa de corpo presente seguida de sepultamento.

A CRB Nacional expressa à família marista sinceras condolências na certeza da amizade e preces.

Publicações recentes