Criada primeira Articulação da Juventude Pesqueira do MPP

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por  MPP Recôncavo e Baixo Sul Baiano| 22.07.2015| A juventude pesqueira e quilombola tem muito o que comemorar! Em Assembleia – realizada entre os dias 16 e 18 de julho, o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) do Recôncavo e do Baixo Sul Baiano organizaram a Articulação da Juventude Pesqueira, primeira articulação do gênero na Bahia.

Em consonância com os principais movimentos sociais do campo, o MPP se coloca para discutir e propor formas de organizar a juventude e de enfrentar questões centrais que envolvem ser jovem, pescador e quilombola no Brasil hoje. No contexto de ataque aos direitos trabalhistas, os jovens – e principalmente as mulheres jovens – também enxergam seus direitos retirados, vide as MP 664 e 665 e o Decreto 8425. Com essas mudanças na legislação, a juventude tem sua identidade de pescador negada e se vê cada vez mais empurrada para o mercado de trabalho formal.

Outro elemento que impulsiona a Articulação da Juventude Pesqueira no Recôncavo e no Baixo Sul baiano é o alto índice de extermínio da juventude negra que, casada com a falta do acesso à Políticas Públicas específicas para esse público, torna a juventude pesqueira e quilombola mais vulnerável sociocultural e ambientalmente. Segundo dados do Mapa da Violência, na Bahia, entre 2002 e 2012, o índice de homicídios mais que triplicaram, sendo a Bahia o quinto estado mais violento do Brasil.

Além disso, segundo o Mapa da Violência de 2014, “As taxas negras apresentam um surto repentino. Considerando os jovens, as taxas negras aumentaram de 74,1% em 2011 para 80,7% em 2012” possuindo, portanto, um crescimento de 8,9%.

É também pauta da Articulação o combate à violência sexual e a prostituição entre as jovens das comunidades pesqueiras, que são constantemente assediadas por funcionários de empresas, fazendas e outros empreendimentos que chegam em suas comunidades.
Inicialmente a Articulação se propõe a elaborar um diagnóstico contendo as demandas da juventude em suas comunidades, para posteriormente serem estabelecidas metas e pautas que nortearão a construção do Encontro da Juventude Pesqueira.

Como compromissos, a juventude se compromete a auxiliar o MPP no que diz respeito a comunicação.

Pensar formas de garantir o direito ao território e ao bem viver são as pautas pensadas pelos jovens do MPP.

Vida longa à articulação da Juventude!
No rio e no mar: Pescadores na luta!
Nos açudes e nas barragens: Pescando a Liberdade!
Hidronegócio: Resistir!
Cerca nas águas: Derrubar!

 

Publicações recentes