Curso prepara agentes de pastoral para missão na Amazônia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| Buscando contribuir com a formação e o envio de missionários para a região Amazônica, a diocese de Porto Velho (RO) realizou o 4º Curso de Formação de Iniciação Pastoral para Missionários na Amazônia e Agentes de Pastoral, de 10 a 23 de fevereiro. O curso contou com a atuação de sacerdotes, professores e religiosos que ministraram as disciplinas com foco no trabalho de evangelização da Igreja no Brasil na Amazônia.

O bispo emérito de Ji-Paraná e vice-presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, dom Antônio Possamai, e o arcebispo emérito de Porto Velho, dom Moacyr Grechi, ministraram a aula inicial do curso, com breve testemunho de suas experiências missionárias na Amazônia.

Testemunhos

Padre Antônio Batista de Lima, participante do curso,  é o primeiro missionário enviado pela diocese de Campina Grande (PB), em 63 anos de história da igreja local. Ele revela que durante reunião do clero, o bispo dom Manoel Delson Pedreira da Cruz fez um convite aos padres para a missão na Amazônia. Padre Antônio testemunha que sentiu o chamado e aceitou o pedido do bispo. “Estou muito feliz. Colocar-se à disposição para a missão não me envaidece, pelo contrário, significa que tenho a responsabilidade de representar minha diocese e ajudar na evangelização naquela região”, afirma.

Outro exemplo de entrega para missão é o da educadora Edina de Azevedo Klein que atua há 22 anos no ensino. Ela conta que ouvindo os apelos do papa Francisco sentiu o desejo de ser missionária na Amazônia. “O curso foi uma possibilidade de melhorar o meu trabalho. Deus irá me fazer uma grande missionária”, disse.

A assessora da Comissão para a Amazônia, irmã Irene Lopes, comenta que a missão na Amazônia tem crescido e ganhando características própria. A religiosa explica que a colaboração das congregações e dioceses no envio de padres, religiosos e leigos vem contribuindo para a evangelização do povo amazônico. “Os missionários permanecem no mínimo três anos e levam a mensagem do Evangelho, preservando a sabedoria tradicional dos povos e a religiosidade popular”, explica.

Fonte: POM

Publicações recentes