Diocese de Crato será sede do VIII Encontro de Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Membros do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), estiveram reunidos no último final de semana, dias 09 e 10, na cidade do Crato (CE), para planejamento e definição dos detalhes do VIII Encontro de Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste (Formise).

A formação ocorrerá nos dias 18 a 22 de julho deste ano, na cidade de Crato, município conhecido pelas romarias iniciadas pelo padre Cícero em Juazeiro do Norte e reunirá seminaristas dos cinco regionais da CNBB do Nordeste.

Em sintonia com a proposta do Ano Santo da Misericórdia, o tema do evento será “Vocacionados do Pai: missionários da misericórdia”, e o lema: “Vai e faze tu o mesmo” (Lc 10, 37). O objetivo do encontro é fomentar a consciência missionária nos seminaristas, ao mesmo tempo em que experimentam o amor e a misericórdia de Deus em sua caminhada vocacional.

Esta VIII edição do evento terá duas novidades: a participação em uma Romaria a Juazeiro do Norte e apresentação de trabalhos acadêmicos na área de missiologia. Além disso, a programação inclui conferências, debates, partilhas e celebrações.

Segundo o coordenador do Comise do Regional Nordeste 1, Gilberto Júnior do Nascimento, a Romaria é um dos diferenciais desta edição da formação. “Fazer com que os seminaristas sintam um gostinho do que é ser Igreja em nosso Sertão do Cariri, essa é a proposta da Romaria na programação do encontro. A diocese de Crato tem um rosto próprio de Igreja, romeira e missionária. A Romaria é uma forma de fazer com que os seminaristas provem desta fonte de missão que nossa diocese oferece a toda a Igreja, com seu jeito simples, a sua piedade popular de viver a liturgia romeira, de estar sempre pronta para acolher a todos que vem às terras de Juazeiro”, explica Gilberto.

Padre José Vicente Pinto, vigário geral da diocese do Crato, também estimulou os participantes da reunião. “Ao prepararmos o encontro, preparamos um espaço para que aqueles que irão participar tenham uma experiência pascal, uma experiência com Deus”, diz o padre ao manifestar seu apoio em nome de dom Fernando Panico, bispo de Crato, para realização da formação.

Os seminaristas dos cinco regionais do Nordeste que desejam participar do encontro devem fazer suas inscrições por meio do site: www.diocesedecrato.org
A programação também se encontra disponível no site e os que desejam apresentar trabalhos deverão enviar cópia dos mesmo à organização do Formise.

A Formação Missionária para Seminaristas é um evento anual e tem como objetivo propor um encontro fraterno dos seminaristas do Nordeste, que se reúnem para aprender e redescobrir a missão à luz do ministério ordenado. O VII Formise foi realizado em Natal (RN) nos dias 30 de junho a 4 de julho de 2015.

O evento é organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), com o apoio da Conselho Missionário do Regional (Comire) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Mais informações
E-mail: formisecrato@outlook.com
Gilberto Junior: (88) 99638-1993 ou 981406815

Com informações do Comise Nordeste 1

Fonte: POM

Publicações recentes