“É decisivo um olhar atento para a vocação de Jesus, diz dom Pedro Brito

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Seminário sobre a formação dos sacerdotes reúne, em Aparecida, sacerdotes, religiosos, formadores, bispos, seminaristas e Leigos.

Por Rosinha Martins| 21.01.14|Teve início na noite desta segunda, 20,  o 2º Seminário sobre Formação Presbiteral, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida-SP.  O evento, que é uma realização da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da CNBB, conta com a presença de cerca de 200 participantes, entre eles psicólogas, sacerdotes, religiosas e religiosos, bispos, seminaristas, formadores, representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, da Conferência dos Religiosos do Brasil e das Pontifícias Obras Missionárias, dentre outros.

A solenidade de abertura contou com a participação e colaboração do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e bispo de Palmas, que refletiu sobre o lema do Seminário:  “Corramos com perseverança para o certame que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus”(Hb12,1-3).

Dom Pedro ressaltou que formar ministros do evangelho nunca foi tarefa fácil, independente da pessoa e da época. “O próprio Jesus teve que enfrentar a desconfiança de Natanael, a mania de grandeza dos filhos de Zebedeu, as tempestivas reações de Pedro, a intolerância religiosa de Tiago e João, a dúvida de Felipe, as rebeldias de Judas e a descrença de Tomé e formá-los para o discipulado missionário”, afirmou.

Para dom Pedro, a Igreja deve no discurso vocacional recuperar a dimensão cristocêntrica, pois é a pessoa de Jesus que está no centro de qualquer discurso vocacional. E acrescentou: “Em momentos de crise e de incompreensões da pessoa do presbítero e do seu ministério, é decisivo um olhar atento para a vocação de Jesus”, disse.

Ao fazer referência ao tema do Seminário, ‘presbíteros segundo o coração de Jesus’, enfatizou que em tempos tão complexos e dramáticos, a Igreja enfrenta muitas dificuldades para formar presbíteros segundo o coração de Jesus. Para ele “o presbítero é um homem cujo coração deve ser, a exemplo do coração de Cristo, traspassado pelas dores e alegrias, tristezas e angústias do seu povo”.

Dom Pedro apresentou as estatísticas sobre as vocações sacerdotais na Igreja atual. Com 5.570 municípios, 10.720 paróquias, a Igreja  conta com  5.548 seminaristas maiores (Filosofia e Teologia), o que, segundo ele, equivale a um seminarista por município e meio seminarista por paróquia. “Estamos aqui para, juntos, formadores e formandos, partilharmos nossas angústias e preocupações, nossas alegrias e esperanças, com os olhos fixos em Jesus, pois a Ele devemos crer imitar e seguir na arte de formar ministros do Evangelho”, concluiu.

Presidente da OSIB, padre Domingos Barbosa Filho ressaltou que a presença de formadores e formandos e das diversas categorias de pessoas empenhadas no processo formativo dos futuros sacerdotes neste Seminário, é sinal do desejo de se fazer caminhos juntos, construir um processo formativo dinâmico, participativo e dialogal, capaz de responder às exigências do Evangelho de Cristo.

De acordo com padre Domingos, há um equívoco quando se diz que o sacerdócio está em crise. “Em crise não está o sacerdócio corretamente entendido. Enquanto tal é eterno e pertence a Cristo que não conhece nenhuma crise. Em crise está o homem, em crise estão as suas escolhas, em crise estão as suas promessas batismais”, relatou.

Se dirigindo aos formadores, padre Domingos lhes enviou palavras de ânimo: “Neste momento difícil da história, não percamos a serenidade e a alegria próprias de um coração consagrado que se deixou envolver pelo amor de Deus”, ponderou.

Um momento de Leitura Orante da Bíblia, sob assessoria de dom Jacinto Bergmann, marcou o encerramento do primeiro dia do Seminário sobre Formação Presbiteral, que termina no próximo sábado, 25.

Na manhã desta terça, o Seminário é assessorado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

“APRIMORAR AS RELAÇÕES ENTRE RELIGIOSOS E CLERO SECULAR É FUNDAMENTAL”, DIZ PADRE ORESTES

A FORMAÇÃO NOS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II E NAS DIRETRIZES DA CNBB

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO QUER PADRES MAIS PRÓXIMOS DO POVO

PRESBÍTERO: UM HOMEM CONQUISTADO POR DEUS A SERVIÇO DOS IRMÃOS

CLAUDIO HUMMES: PAPA FRANCISCO INTERPELA A FORMAÇÃO DOS PRESBÍTEROS

PESQUISA APONTA PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA EM TEMPOS DE MUDANÇA

SEMINÁRIO DISCUTE DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PRESBÍTERO À LUZ DE CRISTO

“É DECISIVO UM OLHAR ATENTO PARA A VOCAÇÃO DE JESUS, DIZ DOM PEDRO BRITO

SEMINÁRIO SOBRE A FORMAÇÃO DOS SACERDOTES COMEÇA NESTA SEGUNDA, EM APARECIDA

Veja imagens do Seminário

Assessoria de Comunicação do Seminário

Publicações recentes