Eleito o novo presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins e Monica Kondziolková | Religiosos e Religiosas reunidos na 23ª Assembleia Geral Eletiva da CRB elegeram na manhã desta quarta, 16, como presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, Irmão Paulo Petry, da Congregação dos Irmãos de São João Batista de La Salle (Lassalistas). O primeiro irmão a ser presidente da CRB Nacional foi Irmão Claudino Falchetto que atuou de 1983 a 1989.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Assembleia Irmão Paulo Petry falou à Vida Consagrada. “Minha expectativa é corresponder à expectativa dos Religiosos. É uma grande responsabilidade”, disse, revelando sua emoção por ser eleito, pelo fato de apreciar muito a vida consagrada. Para ele a Vida Religiosa tem uma presença e um rosto bonito,  mas para além disso é preciso estar atento à sua complexidade no que refere aos seus diversos campos de missão. “É um misto de alegria e preocupação, mas vou continuar cantando como vocês: “Permanece conosco Senhor” afirmou.

O novo presidente deixou uma mensagem aos religiosos presentes em Assembleia e os convidou para que caminhem conjuntamente com ele neste triênio 2013- 2016: “Que permaneçamos unidos para defender os valores humanos e cristãos para que assim o senhor permaneça conosco. Se caminharmos juntos, embora tenhamos pontos de vista diferentes, maneiras diferentes de pensar, mas caminharmos juntos como os discípulos de Emaús e deixarmos Jesus caminhar conosco, continuaremos sendo testemunhas como as primeiras comunidades cristãs”, concluiu.

Como se dá o processo de eleição de um presidente

O processo eletivo compreende a indicação prévia de candidatos pelos associados da Conferência, a consulta das possibilidades destes com seus superiores, e a votação secreta  por meio de urna eletrônica que  durante a Assembleia.

O Superior Provincial do recém-eleito e membro da diretoria cessante da CRB, irmão Jardelino Menegat, relatou  as suas impressões com a eleição do seu confrade.

“Primeiro há uma consulta entre os superiores maiores e houve uma indicação. Irmão Paulo foi consultado pela CRB assim como ele me consultou como Provincial. Consultado o conselho Provincial dos Lassalistas, nós achamos que podíamos dispô-lo para essa função e a Assembleia votou nesse candidato com um percentual muito alto, 92% dos votos. Portanto há confiança na pessoa dele e esperamos que possamos corresponder ao que a Vida Religiosa espera”.

Resultado das urnas          

Com 356 votantes, Irmão Paulo Petry foi eleito  com 92,13% dos votos. Irmã Gertrudes Salatte Beal teve 6,74% dos votos; Irmã Francinete Amorim, 0,84%,  e Irmã Therezinha Remonatto,  0,28%.

Publicações recentes