Encontro jovens consagrados: noite de testemunhos e música

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Com uma missa na Basílica de São Pedro, encerrou-se na manhã deste sábado o Encontro mundial para jovens consagrados e consagradas com o lema “Despertem o mundo!”, que teve início na última terça-feira. A celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Na noite de sexta-feira momentos de música, dança e espetáculo se revezaram com testemunhos de sacerdotes, religosas, monges de diversas ordens e congregações religiosas.

O testemunho de uma freira no Afeganistão

Particularmente comovente, salienta o semanário “Famiglia Cristiana”, foi o testemunho de uma freira missionária indiana no Afeganistão. “O nosso é um apostolado do silêncio”, disse a irmã Annie Puthemparambil, natural de Kerala. “Quando saímos – disse a religiosa – devemos sempre nos mover em grupos e o risco de ataques é alto”. “Não nos é autorizado a se vestir como freiras, nem falar do Evangelho, nem mesmo nominá-lo. Tudo isso, porém, não nos impede de fazer perceber aos irmãos que encontramos o amor de Jesus. Graças a um projeto que reúne várias congregações cuidamos de crianças com deficiências mentais. E às vezes as famílias se surpreendem: Só você – dizem – só vocês cuidam de nossas crianças”.

A missão de um camiliano na República Centro Africana

Sobre a dramática situação na República Centro Africana se deteve Padre Bernard Kinvi, camiliano, que dirige um mosteiro e um hospital no noroeste do país, devastado pela guerra civil. Nos últimos anos acolheu milhares de refugiados e doentes, a maioria muçulmana. Por isso, ele recebeu sérias ameaças: “Os expoentes de várias facções em conflito – disse Padre Bernard Kinvi – não aceitam que eu dê abrigo aos seus inimigos; é por isso que muitas vezes eu recebo ameaças. Mas um dia porém, eu recebi no meu hospital um líder rebelde, gravemente ferido. Era entre aqueles que queriam me matar. Recebeu os cuidados necessários e, uma vez curado, ele se tornou um homem diferente. Tudo isso significa para mim encontrar Cristo nos últimos e nos enfermos”. (SP)

Publicações recentes