Encontros regionais preparam VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc)

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Lideranças de todo o Brasil realizam encontros regionais em preparação ao VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá nos dias 16 a 19 de julho de 2015, na cidade de Duque de Caxias (RJ). O VII Conenc aconteceu em 2012, em Londrina (PR).

Segundo o coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo, no primeiro semestre acontecem encontros preparatórios nos regionais da CNBB. Nesse sentido, nos dias 14 e 15 de março a diocese de Apucarana (PR) acolheu o 1º Conenquinho dos regionais Sul 2 e Sul 3. Toda a preparação é feita a partir do texto-base elaborado pela Comissão da Pastoral Afro-brasileira da diocese de Duque de Caxias. A experiência está relatada na Mensagem divulgada pelos participantes.

Mensagem do 1º Conenquinho – Regionais Sul 2 e Sul 3

Nós, Agentes da Pastoral Afro–Brasileira dos Regionais Sul 2 e Sul 3 da CNBB (estados do Paraná e Rio Grande do Sul), com a presença de dom Gílio Felício, bispo da diocese de Bagé (RS), e do padre Jurandyr Azevedo Araujo, coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira e 57 Agentes de Pastoral, nos reunimos nos dias 14 e 15 de março de 2015, na diocese de Apucarana (PR), em preparação ao VIII Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (Conenc).

Refletindo sobre o profetismo com enfoque na justiça a partir da caminhada do povo (nos livros do Êxodo e de Isaías) e do Evangelho, revimos a nossa prática da justiça, da paz, da solidariedade e do “cuidado” com as pessoas. O profeta é aquele que proclama em nome e no lugar de alguém. Assim, somos impelidos e impelidas a assumir, em memória de nossos ancestrais, a identidade profética, que exige de nós, hoje, proclamá-la, no meio do povo negro. Semear, sobretudo, entre aqueles e aquelas, que são os mais violentados/as e esquecidos/a pela sociedade (crianças, jovens e idosos), construindo assim, o Quilombo dos nossos sonhos, reescrevendo uma nova história.

Saímos daqui, animados/as e comprometidos/as em aprofundar cada vez mais o diálogo Inter-religioso, reproduzir o Conenquinho em nossas cidades, dioceses e regionais, buscando mais e novas lideranças que possam somar a nossa caminhada.
Encerramos sob as bênçãos da Mãe Aparecida.

Os participantes do Conenquinho – Regionais Sul 2 e Sul 3.
Apucarana,15 de março de 2015

Publicações recentes