Escola Nacional de Formadores inicia atividades em janeiro de 2016

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa | 21.12.2015 | Com o objetivo de promover a qualificação para o ministério de formadores dos Seminários e institutos de formação da Igreja no Brasil, foi apresentada a Escola Nacional de Formadores “Jesus Bom Pastor”, uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib).

“Ela nasce de um desejo manifestado pelo episcopado brasileiro na Assembleia Geral da CNBB de 2015 e foi aprovada na reunião do Conselho Permanente de outubro do corrente ano”, explica o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão, dom Jaime Spengler.

A Escola proporcionará aos formadores dos seminários e institutos de formação atualização nos conteúdos teológicos, metodológicos e pastorais, por meio de ambiente no qual seja possível cultivar a espiritualidade e a fraternidade sacerdotais. A capacitação para o acompanhamento, o discernimento e a formação presbiteral seguirão as orientações das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.

O curso será oferecido em quatro unidades. Na Faculdade Católica de Fortaleza (CE), na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP), no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG) e na Escola de Vida Sacerdotal Paulo VI, em Londrina (PR).

“A CNBB, por meio da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, acompanhará o desenvolvimento das atividades da Escola. Cremos que, funcionando nestas quatro unidades situadas em distintas regiões do país, favorecerão a participação de formadores das várias Igrejas Particulares, além de diminuir custos”, explica dom Jaime.

Iniciativa
A proposta surgiu durante encontro entre os bispos da Comissão e representantes da Osib, em agosto de 2014. Em março deste ano, o projeto foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB. O tema voltou a ser tratado na 53ª Assembleia Geral da entidade e na reunião do Conselho Permanente de outubro.

De acordo com a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados, a Escola Nacional de Formadores “insere-se no grande programa de formação permanente dos presbíteros já desenhado pela Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis e pelas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, o documento 93 da CNBB.

“Seu objetivo é ser um espaço facilitador da qualificação de presbíteros para a missão da formação de novos presbíteros para a Igreja, abrangendo as diversas dimensões necessárias para o exercício desse ministério nos dias atuais”, consta na apresentação.
Público-alvo

O curso da Escola Nacional de Formadores destina-se a presbíteros indicados pelo bispo, que já exerçam ou exercerão a missão de formadores. A metodologia de trabalho contemplará, de acordo com a proposta da Comissão da CNBB, estudo, convivência, pesquisa, oração, troca de experiências, retiros, espiritualidade e análise de casos complexos.
Matriz curricular

Haverá um currículo mínimo exigido pela CNBB. A matriz curricular é organizada a partir de três eixos do programa formativo: o Antropológico, que abordará as dimensões humano-afetiva e comunitária; Teológico e de Espiritualidade, que tratará da dimensão espiritual; e Pedagógico-Pastoral, relacionado à dimensão Pastoral-Missionária.

O curso será oferecido em módulos presenciais, realizados nos períodos de férias ou recesso de janeiro e julho, e de ensino à distância para a pesquisa e estudo de alguns temas. O objetivo da metodologia é criar “um fórum de formação continuada, prolongando e preparando os trabalhos propostos e realizados no tempo de convivência”.

Saiba mais
A partir de janeiro de 2016, a unidade de Fortaleza oferecerá 45 vagas. Para que o curso tenha seu início são necessárias, no mínimo, 25 inscrições.

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA
Diretor do curso: Padre Evaristo Marcos
Secretária do Curso: Uyára Beleza
Telefone: (85) 3453-2150 (PABX) / (85) 3453-2155
E-mail: catolicafort@fortalnet.com.br ou catolicafort@gmail.com

A unidade de Belo Horizonte está apta para receber alunos em janeiro de 2016, desde que se forme um grupo de 25 alunos. A inscrição deverá ser feita pelo site do ISTA (www.ista.edu.br).

ISTA – INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO
Diretor do curso: Padre Manoel de Godoy
Secretária: Maria Terezinha Purcino
Telefone: (31) 3419-2811 ou (31) 3419-2820.
E-mail: posgrad@ista.edu.br

A unidade de Taubaté, que iniciou o primeiro módulo em janeiro deste ano e realizou o segundo em julho, estará oferecendo 10 vagas para quem desejar iniciar o terceiro módulo, em janeiro de 2016. Os módulos um e dois poderão ser realizados posteriormente.

FACULDADE DEHONIANA
Diretor do curso: Padre Osmar Cavaca
Telefone: (12) 3625-8080 ((12) 3625-8080 12) 3625-8080
E-mail: formadores@dehoniana.edu.br

A unidade de Londrina não terá condições de iniciar um novo módulo em 2016, mas somente em 2017.

ESCOLA DE VIDA SACERDOTAL PAULO VI
Rua Padre Rinaldo Semprebom, 137 86047-010 – Londrina (PR)
Diretor do Curso: Padre Aparecido Donizeti
Telefone: (43) 3342-0144

Para esclarecimentos, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB está disponível pelo e-mail svm@cnbb.org.br.

Vonte: cnbb

Publicações recentes