Focolares realizam encerramento do Ano da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Movimento dos Focolares promove encontro para os consagrados, consagradas, religiosos e religiosas de todo o Brasil, rumo ao encerramento do Ano da Vida Consagrada.

«Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir!

Olhai para o futuro, para o qual o Espírito vos projeta a fim de realizar convosco ainda coisas maiores». E’ este o objetivo indicado pelo Papa Francisco ao anunciar o Ano da Vida Consagrada que se concluirá oficialmente no dia 02 de fevereiro de 2016 em Roma.

Nesse tempo rumo ao encerramento do Ano da Vida Consagrada, os consagrados/as e os religiosos/as de todo o Brasil terão uma oportunidade a mais para aprofundar a sua vocação e a sua missão, lê-se em nota da assessoria de imprensa do Movimento dos Folcolares.

O evento é organizado pelo Movimento na Mariápolis Ginetta (Vargem Grande Paulista, SP), de 09 a 14 de janeiro para as mulheres religiosas e consagradas, e de 11 a 16 de janeiro para os religiosos e consagrados. Em alguns momentos as atividades serão comuns.

Os encontros tem como foco o último pedido de Jesus ao Pai: “Que todos sejam um”, desenvolvido em três pontos: a Unidade como “dádiva, empenho e meta”.

O programa é  pautado na espiritualidade da unidade e na orientação da Igreja para a Vida Consagrada, em modo especial, com a Palavra do Papa Francisco e do Card. João Brás de Aviz aos consagrados e religiosos (DVD). Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, Presidente da CRB Nacional abordará a Missão da Vida consagrada hoje. Serão focados também: o Ano da Misericórdia, os Desafios para a vida em comunidade e a Evolução dos carismas na Igreja.

Previstos, cada dia, um painel de experiências e dialogo. Antes de tudo o encontro quer ser uma vivência da comunhão fraterna.

O mesmo Papa Francisco reconhecendo “em Chiara Lubich a fonte geradora de um carisma do Espirito Santo para a Igreja e para o mundo” no encontro com os membros da Assembleia Geral dos Focolares (setembro 2014), impulsionou a “oferecer, com responsabilidade e criatividade, a sua peculiar contribuição a esta nova etapa da evangelização”.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a aprovar a participação dos Religiosos e Religiosas no Movimento dos Focolares e, – como afirma Irmã Maria Inês numa carta aos Regionais e Membros da CRB – “aqueles que têm participado vivem uma forte experiência de revitalização da própria vocação a Vida Consagrada e aprofundamento da vivência do Carisma do seu Instituto”. Assim ela escreve que, pelo seu conteúdo o encontro “poderá tranquilamente ser o RETIRO ANUAL daquelas (es) que participarão”. E incentiva a participação no encontro, “neste momento forte da Vida Consagrada, tão necessitada de revitalização da sua identidade mística e profética”.

Inscrições pelo site: https://www.cmginetta.org.br/

Para mais informações:

Movimento dos religiosos e das religiosas

Link: https://www.zenit.org/

Veja anexos

20151224_ENCONTRO_RELIGIOSAS_RELIGIOSOS

Rumo ao encerramento – Imprensa

Publicações recentes