Haiti na TV Aparecida

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No mês de aniversário da TV Aparecida, o departamento de jornalismo exibe a reportagem especial – Desafios da Igreja: Haiti.

Trata-se de uma série inédita em três episódios nos quais serão mostrados a realidade social do país caribenho que sofreu, num período de sete anos, com a ocorrência de um terremoto em 2010 e a passagem do furacão no ano passado. A equipe presente no país foi integrada pelo editor-chefe de jornalismo, Eduardo Miranda, a produtora, Nazaré Soares, e o repórter cinematográfico, Robson Carvalho.

“Pela primeira vez, uma emissora de TV brasileira volta às áreas atingidas pelo furacão Matthew, que devastou o sul do Haiti no fim do ano passado e agravou ainda mais o cenário de extrema pobreza. Percorremos Porto Príncipe, sete anos após o terremoto que matou milhares de pessoas e deixou um rastro de destruição na capital”, relatou Eduardo.

Segundo ele, a realidade dos haitianos é difícil: falta infraestrutura como água potável, rede de esgoto e coleta de lixo; é preciso pagar para ter acesso à educação e saúde. O país tem pouco mais de 10 milhões de habitantes. A reportagem também mostrará a reconstrução do país e o trabalho dos missionários brasileiros.

Assista Desafios da Igreja: Haiti, no programa Arquivo A, quinta-feira (dias 7, 14 e 21 de setembro), às 21h30, na TV Aparecida.

Olá Caras Irmãs e Irmãos da VR no Brasil,

Saudações!!

Estes dias a TV Aparecida nos brindou com um excelente documentário sobre a realidade de nossos irmãos e irmãs sofredores e crucificados no Haiti. Quero parabenizar a VR no Brasil pela profecia e coragem audaciosa em ir ao “encontro” destes nossos irmãos haitianos, que hoje são os crucificados de nossa história. Ver o rosto das “crianças e idosos” sofredores naquele país, nos causa dor e indignação por ver o descaso da sociedade mundial em virar as costas para esta realidade, que nos interpela.

Porém causa alegria (consolação) em ver a coragem e a profecia da VR no Brasil, aqui digo em especial, a VR feminina pela disponibilidade de “ir em missão”, fazer-se presente no meio deste povo tão sofrido! Desde o momento do terremoto, a uns anos atrás que devastou o país, vejo a VR no Brasil totalmente empenhada nesta missão e comprometida com a causa do Haiti.

Quero dar meus parabéns e mostrar minha cercania e proximidade e apoio com cada irmã e irmão que estão lá no Haiti, nos representando, indo onde ninguém quer ir, levando, amor, cuidado, carinho e atenção etc…

Moro em Porto Alegre, e aqui temos uma grande quantidade de haitianos, confesso que a partir deste vídeo, quero me aproximar destas pessoas com um novo olhar, com um olhar de compaixão e ir ao encontro deles, pensando em suas famílias que lá ficaram!

Quero também dizer que irei trabalhar com meus alunos no Colégio Anchieta de Porto Alegre esta temática e sensibiliza-los da necessidade de fazermos algo para este povo tão sofrido que está gritando, porém as “surdez” do mundo de hoje, da corrupção e do capitalismo não nos deixa escutar.

Minhas orações a cada irmã e irmão que hoje vive e trabalha no Haiti, com os últimos de nossa sociedade, meu apoio a cada uma e a cada um!

PARABÉNS VIDA RELIGIOSA DO BRASIL, pelo belo trabalho!!! PARABÉNS por ensinar ao MUNDO!!! que a opção deve ser pelas pessoas, pela dignidade de cada criança, adulto e idoso e não pelo dinheiro e pela corrupção! Orgulho de ser Religioso e pertencer a está família que é a VR no Brasil.

Um grande abraço a todas e todos!!! Queridas irmãs !! DA VR no Brasil
Pe. Gustavo Valentim,sj
Sorep – 6° Ano

Publicações recentes