Haitianos em condições de trabalho escravo em São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Um dia após o Papa Francisco divulgar o tema do Dia Mundial da Paz 2015, “Não mais escravos, mas irmãos”, um grupo com 31 pessoas foi resgatado em condições análogas à de escravos, em São Paulo sexta-feira, 22. As operações foram conduzidas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-SP). Foi a primeira vez que os auditores encontraram trabalhadores de origem haitiana entre os resgatados na cidade de São Paulo.


Doze haitianos e dois bolivianos foram resgatados em uma operação realizada no Brás, na região central. Os auditores chegaram ao local após denúncia feita pelo Sindicato das Costureiras. Os haitianos e os bolivianos foram encontrados trabalhando e morando na oficina, que prestava serviço para a empresa de roupas “As Marias”. A empresa foi multada pelos auditores.

A carga horária dos operários chegava a 15 horas por dia e os haitianos não tinham salário. Nos últimos dois meses, eles receberam R$ 100 cada.

Uma das auditoras que participou do resgate, Elisabete Sasse, disse que algumas pessoas passavam a noite no chão da cozinha e foram deixadas sem comida quando reclamaram da exploração. “A oficina chegou a cortar a alimentação dos trabalhadores quando eles reclamaram da falta de pagamento”, contou Elisabete.

Uma segunda fiscalização ocorreu em uma oficina no Mandaqui, na Zona Norte, e localizou 17 trabalhadores bolivianos.

A superintendência informou que em ambos os casos as pessoas se encontravam em locais sem condições de higiene, moradia e alimentação. Após o resgate, as empresas receberam autos de infração e os trabalhadores foram ressarcidos, inclusive por danos moral e individual.

“Estavam em condições degradantes, amontoados, sem condições dignas de higiene, de moradia e de alimentação. O trabalho escravo é um crime e uma vergonha nacional”, disse o superintendente Luiz Antonio Medeiros.

O artigo 149 do Código Penal define uma pena de reclusão de dois a oito anos e multa para quem “reduz alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.
(CM-G1)

Fonte: Radio Vaticano

Publicações recentes