Igreja anuncia fundação da Rede Eclesial Pan-Amazônica

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 13.09.14| Reunidos desde a última terça, 9, na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília-DF, Brasil, cerca de 60 representantes de instituições eclesiais da Europa e dos países latinoamericanos que fazem parte do bioma amazônico, concluíram, na tarde desta sexta, 12, as atividades do encontro.

Amazônia, fonte de vida no coração da Igreja” foi o tema da declaração divulgada à Igreja e à sociedade em geral, para anunciar a criação da Rede Eclesial, em vista de enfrentar e responder com maior eficácia aos desafios da missão. “Esta iniciativa, diz a Declaração, brota da ação do Espírito Santo que tem guiado a Igreja no processo de encarnar o Evangelho na Pan-Amazônia”.

O grupo divulgou, também, uma carta aberta à Imprensa, versando sobre a razão de ser da Rede. “Com o fim de lançar as bases de uma entidade capaz de proporcionar a criação de consensos em torno da missão da Igreja na Amazônia em vista de uma ação comum, constituiu-se a REDE ECLESIAL PANAMAZONICA (REPAM). Um tema de debate foi os grandes projetos macro-econômicos, a atuação dos governos nacionais sob a Iniciativa Integral de Infra-estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), e impactos das mudanças climáticas na Amazônia”, diz trecho do Informe.

As atividades de encerramento do evento teve início com uma Celebração Eucarística marcada por elementos da cultura dos povos da Amazônia. Convocados ao silêncio e à meditação, os participantes acolheram a Palavra de Deus com uma dança circular – aprendida dos povos indígenas, – que elevava o espírito a Deus e gerava um clima de irmandade e unidade na diversidade de povos representados pelos 11 países da América e Europa presentes na missa.

Na homilia, o presidente da Celebração e Arcebispo de Huancayo – Peru e representante da Conferência Episcopal Latinoamericana (CELAM), dom Pedro Barreto, disse que é com os povos indígenas que o ser humano moderno reaprenderá a ser pessoa. “Temos que aprender de nossos irmãos e irmãs originários da Amazônia para voltarmos a ser pessoas, a deixar de lado aquilo que nos impede de experimentar a alegria de viver em um ambiente natural que seja, na realidade, a nossa casa comum”, afirmou.

Mencionou a fala do Apóstolo Paulo “Ai de mim se eu não evangelizar”, como um convite para que cada um viva a missão com um compromisso constante de encarnar o Evangelho. “Isto para mim é uma exigência da Igreja hoje e a Amazônia deixa de ser uma zona geográfica e passa a ser o coração da Igreja, para dizer, que ‘todos somos Amazônia”‘.

Dom Pedro encerrou sua homilia exaltando a Virgem de Aparecida que, segundo ele, tem inspirado a Igreja da América Latina, e atribuiu a nomeação do coordenador da comissão de redação do documento de Aparecida, Jorge Mario Bergoglio como Vigário de Cristo, a um milagre de Nossa Senhora Aparecida. “Isto é maravilhoso”, exclamou. “Milagres da Virgem de Aparecida para que apareça com força o Evangelho de Jesus na Igreja, para servir ao mundo”, concluiu.

Em continuidade às atividades do dia, uma carta foi encaminhada ao Papa Francisco em resposta e agradecimento à mensagem de unidade enviada por ele, por meio do Cardeal Pietro Parolin. “A missão da Rede, diz a carta, é a resposta de Deus aos clamores dos povos originários e de toda a humanidade”.

O grupo, ao final do encontro, apresentou a visão, a missão e as estratégias de ação que darão vida e dinamismo à Rede. Tem como Visão,’viver à luz do Evangelho, uma experiência de fraternidade e solidariedade encarnada e enculturada, como instrumento de diálogo e unidade eclesial, sinal e instrumento do Reino de Deus.

Assume como missão ‘potencializar de maneira articulada, a ação que realiza a Igreja em território Pan-Amazônico, com voz profética e a serviço do bem comum, por meio da atualização e concretização das opções apostólicas conjuntas, através do intercâmbio e confluência de esforços entre as Igrejas locais, congregações religiosas e movimentos sociais à luz da doutrina e orientações da Igreja. A Rede é composta por uma Assembleia, comitê nacional, comitê diretor e uma secretaria executiva.

O presidente da Comissão para a Amazônia, da CNBB, dom Claudio Hummes fez um balanço do evento e o definiu como positivo, pois segundo ele, todos os objetivos foram alcançados e, a partir de então a Igreja já tem constituída e fundada uma Rede Eclesial para a Pan-Amazônia. “Vivemos aqui dias históricos e esperamos que o Espírito Santo nos impulsione a realizar essa Rede porque, no fundo, ela fala de comunhão, de amor, de fraternidade, de solidariedade, de somar forças para sermos mais solidários e mais irmãos com os outros. Tudo isso é muito positivo dentro daquilo que o Evangelho nos ensina”, concluiu.

Veja imagens

Publicações recentes