III Seminário para formadores e formadoras em chave intercultural 

No entardecer do dia 11 de junho de 2018, aos pés da Mãe Aparecida, iniciou o III Seminário para formadores e formadoras em chave intercultural, no Centro de Espiritualidade Santo Afonso, em Aparecida (SP,Brasil).

Em 2011, começou um caminho de reflexão e busca conjunta com formadores e formadoras que acompanham comunidades interculturais, animado pelas 5 Conferências de Religiosos e Religiosas do Cone Sul da CLAR. Naquele ano, realizou-se na Argentina o I Seminário para Formadores e Formadoras em chave de Interculturalidade, e, em 2014, foi a vez do II Seminário no Chile. Dado de que precisamos estar em contínua busca, foi convocado o III Seminário, que se realiza no Brasil, de 11 a 16 de junho.

Esse Seminário tem como objetivo partilhar, refletir, construir, participar e encontrar num ambiente que nos proporcione enriquecimento pessoal, comunitário e institucional. O total de participantes do III Seminário é de 100 pessoas, de 7 países: Brasil: 40; Argentina: 25; Chile: 10; Paraguai: 10; Uruguai: 5; Outras Conferências: 9; CLAR: 1.

A presidente da CRB Nacional Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro acolheu com simplicidade e alegria os/as participantes. Em sua acolhida destacou a alegria de estarmos na terra da padroeira. Somos chamados a dialogar com as diferentes linguagens buscando reflexões e não soluções, por sermos surpreendidos a cada instante de nosso serviço na formação com diversas realidades. Alertou a todos-/as a terem um espírito de ousadia em buscar o melhor caminho para a missão de acompanhar o processo formativo nas instituições.

Após sua saudação houve motivação a dinâmicas de integração, orientadas pela Irmã Ana Maria Guantay, com apresentação da equipe de coordenação.

A metodologia do seminário foi pensada para que os formadores e formadoras criassem  12 pequenas comunidades, para iluminação da missão formativa.

Nesse clima alegre e sereno de pequenas comunidades terminou o dia com a celebração da Eucaristia em memória de São Barnabé, apóstolo (séc. I), “filho da consolação”, que entregou aos apóstolos o que ganhara com a venda de seu campo. Homem de fé, virtuoso e cheio do Espírito Santo, apresentou Paulo à Igreja e foi companheiro dele na primeira viagem missionária e naquele que ficou conhecido como o primeiro Concílio de Jerusalém. Sua vida e missão nos inspirem no anúncio da Boa-Nova. A celebração foi presidida pelo Frei Moacir Casagrande.

 

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?