Imprensa se reúne em torno da beatificação de Madre Assunta Marchetti nesta sexta, em São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins |21.10.14| Uma Coletiva na tarde desta sexta, 24, às 15h, na Vila Pudente-SP, reunirá profissionais dos mais variados Meios de Comunicação em torno da beatificação de Madre Assunta Marchetti, religiosa italiana que atuou por mais de cinqüenta anos no Brasil, especificamente em São Paulo, no cuidado dos órfãos filhos de imigrantes italianos e africanos.

O evento tem como objetivo, apresentar a vida, a obra e o processo de beatificação da futura beata como também a problemática e os desafios da migração no contexto atual.

Farão parte da mesa, na Coletiva, o religioso salesiano e  prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, dom Angelo Cardeal Amato, sdb; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Cardeal Scherer; a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, mscs; a missionária scalabriniana e postuladora da causa de beatificação de Madre Assunta por 21 anos, a italiana Irmã Laura Bondi,mscs, a missionária scalabriniana e conselheira geral para a Formação, a italiana Irmã Etra Modica, mscs.

Também estarão presentes na Coletiva, a pintora e retratista oficial do Vaticano e autora do Arazzo (quadro que será descerrado durante a Celebração, na Catedral da Sé, no momento da proclamação da beatificação de Madre Assunta, a russa, de Moscou, Natalia Tsarkova;   a atual postuladora da Causa de beatificação de Madre Assunta Marchetti, a missionária scalabriniana, Irmã Leocádia Mezzomo, mscs; o postulador da Causa da beatificação de padre José Marchetti e Monsenhor Scalabrini e sub-secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o missionário scalabriniano, padre Gabrielli Bentoglio (Itália).

 Marcará presença, também, o sobrinho bisneto de Madre Assunta e professor de Teologia Moral na PUC-São Paulo, o dominicano frei Márcio Couto; a responsável geral das Scalabrinianas Seculares, Adelia Firetti (Suíça); o vigário geral dos missionários scalabrinianos, que atuou por vários anos no Brasil no campo das migrações, o português, padre Alfredo Gonçalves,cs (Itália); a professora do Instituto Scalabriniano de Migrações e missionária scalabriniana secular, a italiana Ana Fumagali; a coordenadora do Centro de Promoção dos Migrantes, Alto do Pari-SP,  Irmã Juliana Roberta Rodrigues,mscs; a missionária scalabriniana que atua em Fortaleza no acompanhamento aos imigrantes universitários da Guiné Bissau, Irmã Eléia Scariot, mscs, dentre outras.

Na ocasião, haverá a inauguração de um monumento em homenagem à Madre Assunta, na praça, em frente ao Abrigo, na Rua do Orfanato – Vila Prudente, às 14h.

 Beatificação reúne milhares de fiéis do Brasil e do mundo na Sé

Cerca de 5 mil fiéis vindos de todas as regiões do Brasil e vários países como Itália, EUA, Colombia, Equador, Filipinas, México, Honduras, Bélgica, Joanesburgo, devem lotar a Catedral da Sé para a beatificação de Madre Assunta Marchetti que,  com autorização do Papa Francisco, acontecerá às 10h do próximo sábado, 25, data de fundação da Congregação das Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas,  da qual Assunta Marchetti foi co-fundadora, em 1895.

A Celebração Eucarística será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, dom Odilo, Cardeal Scherer e o rito da beatificação terá como presidente, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, dom Angelo Cardeal Amato.

Outros momentos celebrativos darão continuidade às festividades por dois dias consecutivos como, apresentações teatrais, confraternizações, missa no Santuário de Aparecida (dia 26, às 9h). No dia 9 de novembro, acontecerá o lançamento da pedra fundamental de construção de uma Capela que será dedicada à nova beata, na cidade de Mirassol, interior de São Paulo, onde a beata trabalhou por muito tempo como missionária.

 Contato: Assessoria de Comunicação da beatificação – Irmã Rosa Maria (Rosinha Martins) – Tel: 061 8424 02 42 / e-mail:comunicacao@crbnacional.org.br

Leia também

Scalabrinianas convidam para a beatificação de Madre Assunta Marchetti

Coletiva de Imprensa apresenta beatificação de Madre Assunta Marchetti

Publicações recentes