Iniciação Cristã é tema da Formação Permanente dos frades carmelitas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Andréia Gripp

Durante uma semana de Formação Permanente, os frades da Província Carmelitana de Santo Elias estudaram o Documento 107 da coleção azul da CNBB: “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. Realizada no Convento do Carmo, em Bela Vista (SP), de 30 de outubro a 1º de novembro, a formação contou com a participação de párocos, priores, reitores, padres novos e ecônomos de todas as casas da Província, e foi assessorada pelo padre Jordélio Siles Ledo, CSS. Durante os dias em que estiveram reunidos, os frades também fizeram uma avaliação dos trabalhos pastorais e o planejamento para 2018.

Frei Fernando Bezerra, O.Carmo, do Convento do Carmo de Angra dos Reis, atual conselheiro para a formação da Província, falou sobre a importância do tema principal do encontro deste ano:

“O Documento que a CNBB publicou sobre a Iniciação Cristã traz muitas indicações novas, que exige da Igreja uma adaptação a essa nova metodologia. Implantar esse novo método exige de nós uma adequação e uma devida formação. Tivemos esse encontro, que nos deu um conhecimento inicial, e o nosso desafio agora é implementar ações que possam viabilizar essa proposta e, assim, possamos formar discípulos e missionários de cristo, como a Igreja nos pede, e não apenas pessoas para receber os sacramentos. Ou seja, formar pessoas capazes de aderir uma proposta cristã, que é para toda a vida.”

Para Frei Martinho Ferreira, O.Carmo, do Convento do Carmo de Santos, a Catequese é um tema importantíssimo, que deve ser aprofundado sempre que possível. “A catequese não é dar catecismo só. É falar do Evangelho, é conversar de direção espiritual com uma pessoa, é você se encontrar com um amigo na rua e deixar transparecer para ele que está tudo bem na sua vida, inclusive na sua vida interior. A catequese para mim é um espaço bastante vasto de sentido, sempre orientado para Jesus Cristo e para nossa vida, para nossa opção, para o presbiterado que exercemos”, disse.

A Província Carmelitana de Santo Elias reúne os frades da Ordem do Carmo presentes nas cidades de São Paulo, Santos, Itu, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Salvador, Belo Horizonte, Unaí, Brasília e Palmas.

Publicações recentes