IPV: 25 anos de vida e missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) está celebrando, em agosto de 2018,
25 anos de serviço às vocações e a toda Igreja. Ao celebrar este Jubileu de Prata,
o IPV é chamado a olhar o passado com gratidão,
viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança.

O IPV começa a ser organizado no final dos anos 1980, a partir de iniciativa do então Setor Vocações e Ministérios da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A ideia era convocar as congregações e os institutos com carismas vocacionais para que se conhecessem e vissem a possibilidade de juntar forças para servir a Igreja no campo das vocações. Dessa iniciativa nasce um primeiro encontro, marcado pela partilha de experiências no campo da animação vocacional, como expressão dos diversos carismas. O encontro foi realizado no dia 26 de maio de 1989, em São Paulo (SP), no Centro Rogate do Brasil. Após este primeiro encontro, sentiu-se a necessidade de dar continuidade à experiência. Os institutos e as congregações voltam a se encontrar em outras ocasiões, até que no dia 15 de março de 1993, no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (SP), estando presentes os superiores e delegados provinciais das congregações e institutos com carismas vocacionais, acontecia a assembleia de pré-fundação do IPV. No evento foram apresentados e discutidos objetivos e estruturas do IPV.

A fundação do IPV aconteceu no dia 15 de agosto de 1993, no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (SP), sede atual do Instituto. Na assembleia de fundação foram aprovados os estatutos e o regimento, indicada a diretoria executiva, planejadas as atividades e os serviços, culminando com a celebração litúrgica festiva. Em todo esse processo esteve presente Dom Joel Ivo Catapan, SVD, então bispo auxiliar de São Paulo, cognominado “o bispo das vocações”, falecido em 1999. Ele foi um pai bondoso, dando apoio, incentivando e animando o surgimento do IPV.

A partir de sua fundação, o IPV começou a desenvolver sua missão de servir a Igreja do Brasil no campo das vocações e ministérios, por meio de várias iniciativas, tais como: simpósios, encontros de formação, escolas para animadores vocacionais, publicações, assessorias e pesquisas. Da mesma forma com que a Igreja é uma assembleia de vocacionados e vocacionadas, o IPV, desde sua origem, trabalha na união dos carismas, seja pela oração, pela misericórdia, ou o despertar, o discernir, o acompanhar e o cultivo das vocações. Tudo isso em prol da cultura vocacional na Igreja e na sociedade.

 

MEMBROS DO INSTITUTO DE PASTORAL VOCACIONAL

  1. Apostolinas
  2. Filhas da Misericórdia
  3. Filhas do Divino Zelo
  4. Irmãs Vocacionistas
  5. Jesus Sacerdote
  6. Medianeiras da Paz
  7. Missionárias Rogacionistas
  8. Missionários do Espírito Santo
  9. Operários Diocesanos
  10. Rogacionistas
  11. Servas da Santíssima Trindade
  12. Vocacionistas

 

APOSTOLINAS

CONGREGAÇÃO NOSSA SENHORA RAINHA DOS APÓSTOLOS PARA AS VOCAÇÕES
A Congregação das Irmãs Apostolinas foi fundada pelo bem-aventurado pe. Tiago Alberione, no dia 8 de setembro de 1959, em Castelgandoldo (RM), Itália. O carisma é anunciar a “insondável riqueza de Cristo” através do serviço vocacional na Igreja, com o específico empenho pelas vocações ao ministério ordenado e pelas vocações à vida consagrada em suas várias formas. A missão das Irmãs Apostolinas se alimenta da espiritualidade que pe. Alberione quis dar à Família Paulina, da qual fazem parte, tendo como centro Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, no espírito de São Paulo, sob o olhar de Maria Rainha dos Apóstolos. As primeiras Irmãs Apostolinas chegaram ao Brasil, na cidade de São Paulo (SP), no dia 13 de janeiro de 1985.
Contato:
Av. Pedro Bueno, 298 – Parque Jabaquara

04342-010   São Paulo   SP

Tel.: (0xx11) 2578-0272
e-mail: apostolinas.comunidade@yahoo.com.br
site: www.apostolinas.blogspot.com

 

FILHAS DA MISERICÓRDIA

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

O Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia foi fundado pela Ir. Maria Josefa Rossello, em 10 de agosto de 1837, em Savona, Itália. A congregação, movida pela profunda experiência do amor misericordioso do Pai, tem consciência de que recebeu do Espírito Santo o carisma da Misericórdia, entendido como ação que leva a ver e comover-se com a miséria e a mover-se para promover o ser humano.
Contato:
Rua Dionízio de Camargo, 109
06001-970   Osasco   SP

Tel: (11) 3682-2319

e-mail: fdmbras@uol.com.br

 

FILHAS DO DIVINO ZELO

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO DIVINO ZELO
A Congregação das Filhas do Divino Zelo foi fundada por Santo Aníbal Maria Di Francia, no dia 19 de março de 1887, na favela de Avinhão, Messina, Itália. Sua missão na Igreja é zelar pelo mandamento de Jesus: “Rogai ao Senhor da Messe que envie operários à sua Messe…” (Mt 9,38; Lc 10,2). As religiosas se empenham em rezar, propagar a oração pelas vocações e ser boas operárias na Messe, vivendo a compaixão, a ternura e o zelo pelo Rogate. As primeiras Filhas do Divino Zelo chegaram ao Brasil, na cidade de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de junho de 1951.
Contato:
Rua Florianópolis, 1.560 – Praça Seca – Jacarepaguá
21321-054   Rio de Janeiro   RJ
Telefax: (21) 2425-4291
e-mail: rogzelo@infolink.com.br

site: www.fdz.org.br

 

IRMÃS VOCACIONISTAS

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINAS VOCAÇÕES
O Instituto das Irmãs das Divinas Vocações foi fundado pelo Pe. Justino Russolillo, em 1º de fevereiro de 1921, na cidade de Pianura, Nápoles, Itália, chegando ao Brasil em março de 1954. Tendo uma espiritualidade trinitária, ou seja, o chamado à comunhão com a Trindade, as Vocacionistas buscam a glória de Deus promovendo a vocação universal à santidade, dedicando-se ao serviço do despertar e do cultivo de todas as vocações para a Igreja. Esse serviço se dá de modo particular no Vocacionário, em comunhão com os Vocacionistas.
Contato:
Rua Bacairis, 414 – Taquara – Jacarepaguá
22730-120   Rio de Janeiro   RJ

Tel.: (21) 2423-1222

 

JESUS SACERDOTE

CONGREGAÇÃO DE JESUS SACERDOTE
A Congregação de Jesus Sacerdote foi fundada por Pe. Mário Venturini, em 7 de dezembro de 1926, em Cavárzere, Itália. Seu objetivo é oferecer a vida na oração pela santificação dos padres, contemplando as atitudes sacerdotais de Jesus no relacionamento com o Pai e com os apóstolos; ajudar outros padres a viverem uma grande amizade com Cristo e a doar-se generosamente ao Povo de Deus.
Contato:
Rua Gonçalves Ledo, 77-A

17510-410   Marília   SP
Tel.: (14) 3433-9094
Site: www.jesussacerdote.org.br

 

MEDIANEIRAS DA PAZ

Instituto Religioso das Irmãs Medianeiras da Paz

O Instituto Religioso das Irmãs Medianeiras da Paz é um instituto religioso de direito diocesano, nascido em Petrolina (PE), aos 10 de dezembro de 1968, com uma pré-história iniciada em 1957, tendo como berço o Centro Social Pio XI – naquela cidade, a serviço do povo de Deus, fundado por Dom Antônio Campelo de Aragão, sdb, então bispo diocesano com inspiração de Mediação da Paz. No intuito de servir, sempre que for possível e as circunstâncias interpelarem, o Instituto pode criar e desenvolver qualquer obra que visa o amparo, a assistência social, a promoção humana e a educação integral da pessoa, quer seja no meio urbano ou rural. As Medianeiras estão presentes nos diversos setores de atividades, buscando responder aos apelos do momento na Ação Evangelizadora da Igreja nas paróquias, nas pastorais sociais, na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), na educação, no trabalho com menores, na saúde hospitalar e preventiva, em instituições de assistência à criança em estado de vulnerabilidade social, nos conselhos e fóruns em busca da defesa e promoção da vida, procurando participar das políticas públicas.

Contato:

Rua Edgar Chastinet 01, Qd. I, Jardim Santa Monica, IAPI

40342-100   Salvador   BA

Tel.: (71) 3386-3216

Email: contato@impaz.org.br ou savmp@impaz.org.br

Site: www.impaz.org.br

 

MISSIONÁRIAS ROGACIONISTAS

INSTITUTO SECULAR DAS MISSIONÁRIAS ROGACIONISTAS

As Missionárias Rogacionistas são mulheres que, respondendo ao chamado amoroso de Deus, consagram suas vidas por meio dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade, obediência e empenho a viver e difundir no mundo a inspiração evangélica e carismática de Santo Aníbal Maria Di Francia: “A messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai pois ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,37; Lc 10,2).

Contato:

QE 40 Rua 20 Lote 02 – Guará II

71070-520   Brasília   DF

Tel./fax: (61) 3301-1960 / 98251-7888
e-mail: missionarias@rcj.org

 

MISSIONÁRIOS DO ESPÍRITO SANTO

CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO ESPÍRITO SANTO

A congregação dos Missionários do Espírito Santo foi inspirada pela Beata Conceição Cabrera de Armida e fundada pelo Pe. Félix de Jesus Rougier, em 25 de dezembro de 1914, na Cidade de México, México. Como apóstolos do Espírito Santo e da Cruz, são enviados a estender o reinado do Espírito Santo, construindo o Povo Sacerdotal, gerando processos de santidade e impulsionando o compromisso de solidariedade. Os primeiros religiosos chegaram ao Brasil, na cidade de São Paulo (SP), no dia 26 de dezembro de 2014, aos 100 anos da fundação.

Contato:

Rua Álvares de Azevedo, 151 – Centro

06083-290   Osasco   SP

WhatsApp: (11) 99715-5493

e-mail: pwriko@gmail.com

Site: https://jovenesconespiritu.com

 

OPERÁRIOS DIOCESANOS

FRATERNIDADE DOS PADRES OPERÁRIOS DIOCESANOS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A Fraternidade dos Padres Operários Diocesanos do Sagrado Coração de Jesus é um Instituto Secular de direito pontifício, fundado em Tortosa, Espanha, no dia 29 de janeiro de 1883, pelo Bem-aventurado Manuel Domingo e Sol. O carisma do instituto é despertar, discernir, promover e acompanhar todas as vocações, especialmente a vocação presbiteral e aquelas para a vida consagrada. Por isso os Padres Operários Diocesanos são chamados a trabalhar no acompanhamento e na formação dos jovens. Cultivam a devoção e o espírito de reparação ao Sagrado Coração de Jesus, na Eucaristia. Chegaram ao Brasil em 5 de março de 1988.
Contato: www.sacerdotesoperarios.org

 

ROGACIONISTAS

CONGREGAÇÃO DOS ROGACIONISTAS DO CORAÇÃO DE JESUS
A Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus foi fundada por Santo Aníbal Maria Di Francia no dia 16 de maio de 1897, em Messina, Itália. Seu carisma é o Rogate, que vem do mandamento de Jesus: “Rogai (“Rogate”, em latim) ao Senhor da Messe que envie operários à sua Messe…” (Mt 9,38; Lc 10,2). A partir deste carisma, os Rogacionistas têm a missão de rezar pelas vocações, propagar este espírito de oração na Igreja e na sociedade, e ser bom operário na Messe, com obras de caridade. Os primeiros religiosos Rogacionistas chegaram ao Brasil, na cidade de Passos (MG), no dia 18 de outubro de 1950.
Contato:
Av. Santa Marina, 534 – Bairro Água Branca
05036-000   São Paulo   SP
Tel./fax: (11) 3619-4352 / 3619-4200
e-mail: provincia.br@rcj.org
site: www.rogacionista.org

 

SERVAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE

CONGREGAÇÃO DAS SERVAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE

A Congregação das Servas da Santíssima Trindade foi fundada no dia 15 de junho de 1946, no Rio de Janeiro (RJ), por Ir. Maria Celeste Ferreira. Tem como missão/carisma viver e conviver com Deus Uno e Trino, presente e atuante em cada pessoa e na história, e proclamar que o ser humano é templo vivo da Santíssima Trindade, chamado a viver em comunidade. Esta missão se expressa através da Evangelização e Catequese, sob todas as suas formas, oração pelos pastores da Igreja e todo o povo de Deus e acompanhamento às juventudes em discernimento vocacional.

Contato:

Rua Barão do Bom Retiro, 559

Engenho Novo

20715-002   Rio de Janeiro   RJ

Tel: (21) 2501-7583

e-mail: coordenacaogeralservas@gmail.com

Site: www.servasdassmatrindade.com.br

 

VOCACIONISTAS

SOCIEDADE DAS DIVINAS VOCAÇÕES
A Sociedade das Divinas Vocações foi fundada pelo Pe. Justino Russolillo, em 30 de abril de 1914, na cidade de Pianura, Nápoles, Itália, chegando ao Brasil em 13 de maio de 1950. Tendo uma espiritualidade trinitária, ou seja, o chamado à comunhão com a Trindade, os Vocacionistas buscam a glória de Deus promovendo a vocação universal à santidade, dedicando-se ao serviço do despertar e do cultivo de todas as vocações para a Igreja. Este serviço se dá de modo particular no Vocacionário, lugar de acolhida dos jovens em processo de discernimento vocacional.
Contato:
Rua Esperanto, 07 – São Caetano
40395-680   Salvador   BA
Tel.: (71) 3303-4648 / 3304-7685
e-mail: vocacionistas@vocacionistas.org.br

Site: www.vocacionistas.org.br

 

Publicações recentes