Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias recebem aprovação canônica

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins |02.07.2015| Uma Celebração Eucarística realizada no último dia 28, na Igreja Jubilar da Santa Cruz em Morada da Lua, Barreiras- BA,  presidida pelo bispo daquele diocese, dom Josafá Menezes da Silva,  marcou o início de uma nova história para a Congregação das Franciscanas Marianas Missionárias.

A congregação passa à condição de Sociedade de  Vida Apostólia sob a jurisdição do bispo de Barreiras. Durante a missa foram lidos os Decretos de Ereção Canônica e o Decreto de Aprovação das Constituições do Instituto.

Na sua homilia, dom Josafá ressaltou a função de uma  Sociedade de Vida Apostólica na Igreja. “Sociedade de Vida Apostólica é um grupo de homens ou mulheres que buscam uma vida fraterna em comum, com uma finalidade apostólica particular. Este tipo de organização está caracterizado no Código de Direito Canônico, nos cânones 731 a 755. Enquanto os membros das sociedades apostólicas desfrutam alguma vida comunitária, a missão desta comunidade é que recebe a ênfase maior”.

Ainda, segundo dom Josafá, “A vida comunitária deve ser forte o suficiente para apoiar os que se dedicaram a perseguir a mesma finalidade apostólica e flexível o suficiente para permitir que os membros respondam às necessidades urgentes daqueles a quem servem. Em comunidade, as sociedades apostólicas devem manter um balanço entre a oração e o trabalho”.

O carisma destas religiosas a serviço da Igreja está expresso nas palavras da Irmã Ir. Bernadete Motta Palafóz. “Nós somos 30 Irmãs […] tentaremos encarnar o carisma Reparador e de Homenagem Nova à Imaculada, em meio à baixeza dos empobrecidos, viveremos e celebraremos de agora em diante, esta postura de kairós do Senhor Jesus, pois preferimos desligar-nos da família Imaculatina, onde teríamos toda segurança e bem-estar, a sermos infiéis a Deus que nos chama na pessoa dos pobres sofridos e indefesos (1991)”.

Participaram da Celebração Eucarística, Religiosas, padres, leigos, diáconos, parentes e representantes de outras comunidades  da Bahia e Brasil onde  as Irmãs tem presença missionária.

A presença da presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, foi considerada pelas Religiosas de suma importância. Gratidão pela sua presença em nosso meio neste dia tão significativo para nossa Família de Consagradas IFMM”, disse a Superiora Geral Irmã Josi Rodrigues.

 

Publicações recentes