Leitura Orante da Palavra de Deus Nº2

Apresentação

Queridas Religiosas, queridos Religiosos!

O Plano de Ação da CRB Nacional para o triênio 2016-2019, ao fazer referência à segunda Prioridade – Mística e Profecia -, expressa que “a Mística e a Profecia como VRC são a alma de nosso ser e missão enquanto consagrados/as. (…) A Mística é a marca do Espírito que nos habita. (…) A Mística acontece mediante um processo de enamoramento e apaixonamento por Deus e por sua causa; é deixar-se cativar, amar, seduzir por Deus. A oração é o hábito que nutre a Mística”.

Neste sentido, para fortalecer e promover a Mística e a Profecia da VRC, a CRB Nacional oferece Subsídios Orantes II[1], traduzidos da CLAR, que trazem o Lema “Saiamos depressa ao encontro da Vida” e o Ícone “A Visitação”.

O Lema e o Ícone, inspirados na Visitação de Maria à prima Isabel, conduzem-nos a uma mística e profecia marianas. Maria é a Lua que reflete a luz do Sol – Cristo – nosso Centro. O papa Francisco nos disse que a VRC segue o Senhor de maneira especial, de modo profético, como Maria, que nunca ofusca o brilho de Cristo.

A Encíclica Laudato Si’, presente do papa Francisco para a Igreja e para a VRC, perpassa os subsídios orantes, para que, espiritualizadas/os na Ecologia Integral, as religiosas e os religiosos se comprometam com o cuidado da Casa Comum, que implica, além de cuidar da criação, promover a justiça social.

Os Subsídios assim se seguem:

  1. De Betânia à Visitação. Um espaço para a oração: fazendo memória do caminhar da CLAR durante os últimos anos.
  2. A Visita de Maria à prima Isabel: um encontro cheio de vida. Isabel e Zacarias, Maria e José vivem a cotidianidade do trabalho e do amor; da espera, da oração e da busca, e se tornam para a Vida Religiosa Consagrada modelos de quem sabe confiar, esperar e atuar.
  3. Conversão Ecológica que permita uma ecologia integral. Enfatiza e abre ao da Ecologia Integral a partir de uma conversão que permita o reconhecimento da sacralidade da criação e a interdependência mútua entre todas as criaturas, para que, por meio de nossa práxis do cuidado da Casa Comum, os mais frágeis, tanto humanos, como outros seres, se amparem e vivam plenamente.
  4. Espiritualidade Trinitária que nutre a Mística profética da Vida Religiosa. A Laudato Si, quando fala da Trindade e da relação entre as criaturas, nos fala do Pai como fonte, fundamento amoroso; do Filho que o reflete e quem se une a nossa terra; do Espírito Santo que está presente no coração do universo e anima e suscita novos caminhos.
  5. Na dança do encontro: uma atmosfera sapiencial nos revela a unidade de toda a Criação. A assimetria que marca as relações humanas entre si e com as outras criaturas nos urge criar um ambiente de respeito e reconhecimento da importância de cada ser que compõe o tecido da vida.

Que Maria da Visitação nos contagie com sua prontidão e sua capacidade de encontro, nos contagie com sua fé e alegria, para que saiamos depressa, como VRC, ao encontro da vida e cuidemos da Casa Comum.

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente Nacional da CRB

[1] O primeiro volume, com o nome “Leitura Orante da Palavra de Deus – Subsídios para a VRC no Ano Nacional Mariano”, de autoria do Pe. Tomaz Hughes, foi publicado em fevereiro de 2017.

Para conseguir os Subsídios Orantes, basta entrar em contato com sua Regional e solicitar.
 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2017 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?