Mensagem final do III Congresso das Novas Gerações

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CONFERÊNCIA CARIBENHA E LATINO-AMERICANA DE RELIGIOSAS/OS

“Saiamos depressa ao encontro da vida”

3º CONGRESSO DE NOVAS GERAÇÕES DA VIDA CONSAGRADA

Lima, Peru, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2017

MENSAGEM FINAL

Muito queridas irmãs e irmãos:

Neste Congresso nos reunimos 160 Religiosas/os jovens de toda a América Latina e do Caribe. Sentimos a todas/os vocês muito presentes. Trouxemos suas vozes, suas inquietudes e paixões, suas experiências, encontros e desencontros partilhados nos pré-congressos. De norte a sul, nos sentimos lançadas/os a abrir nosso coração, um coração que bate ao ritmo de nossos sonhos e anseios partilhados, o qual queremos continuar enchendo de vida. Temos a certeza de que isso somente se encarna quando Jesus é o centro de nossa existência. Queremos continuar amando e nos apaixonando por nossa opção no seguimento de Jesus Cristo, saindo ao encontro da vida com os outros, na construção do seu Reino de amor.

Nos sentimos convidadas/os a sermos colaboradores criativos de sua obra, em diálogo intergeracional com as/os que nos precederam na consagração e com aqueles que responderam às diversas realidades segundo os sinais de seu tempo. Delas/es temos recebido a paixão pela construção do Reino e o percurso duma caminhada. Agora compete a nós continuar revitalizando a nossa vida de Consagradas/os, abertas/os ao trabalho com o Povo de Deus. Como Novas Gerações, queremos viver o carisma de nossas/os fundadoras e fundadores nas comunidades, apostolados, estudos e na relação com os pobres, na Criação que clama, nos interpela, nos toca as entranhas, nos exige una resposta humanizante e misericordiosa, carregada da ternura relacional da Trindade.

Celebramos o dom da convivência, do encontro na riqueza cultural e com a diversidade de carismas em suas diferentes expressões. Queremos continuar falando o idioma da colaboração intercongregacional e do amor, da alegria e da ressignificação. Bem como primeirear no caminho com o Povo de Deus, tornando vida as palavras do Papa Francisco: ser uma Igreja em saída ao encontro com o outro, pobre entre os pobres.

Expressamos a importância da intergeneracionalidade na Vida Religiosa, já que, como pessoas a caminho, aprendemos a relacionar-nos a partir do amor, a partir da experiência do encontro com outras e outros, a partir daquilo que vai sucedendo: a vida; a partir de quem nos tem fascinado e apaixonado: Jesus Cristo e seu Reino. Desejamos sonhar juntas/os uma VC com um rosto novo, feliz e audaz, comprometidas/os com o Evangelho e com a história das pessoas das quais nos aproximamos.

Nos sentimos chamadas/os a revitalizar nossa decisão de seguir Jesus Cristo com paixão, aprendendo a viver a diversidade existente nas famílias, da acolhida e de solidariedade, a qual nos convida a poder ressignificar nossa VC a partir da aproximação, ouvindo e respeitando às/aos demais.

Que o compromisso de filhas/os amadas/os de Deus que todas/os temos marcado se torne vida em nossas Congregações, em nossa relação íntima com Deus e no trabalho apostólico. Sabemos que vivemos numa realidade complexa, mas o nosso coração está aceso; portanto, queremos continuar apaixonadas/os como Maria e sair depressa ao encontro da vida que clama nos pobres e necessitados. Também, como Novas Gerações, nos unimos de forma solidária com nossas/os irmãs/os que estão sofrendo por causa dos desastres naturais no México, Porto Rico e demais Ilhas do Caribe, queremos dizer-lhes que contem com nossas orações.

Agradecemos à Conferência de Peru por sua hospitalidade e seu espírito de acolhida. E levamos o compromisso de tornar vida em nossas Conferências o que refletimos e partilhamos. Encomendamos os frutos deste Congresso à intercessão de nossos mártires latino-americanos, cuja memória celebramos neste encontro, particularmente a Santa Rosa de Lima, a São Martim de Porres e ao Beato Oscar Romero.

Um abraço em Jesus Cristo Ressuscitado!

Lima, Peru, 1º de outubro de 2017.

Os participantes das Novas Gerações da Vida Consagrada

Publicações recentes