Missionárias Scalabrinianas se reúnem em formação permanente na Itália

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| Teve início na manhã deste domingo, 21, em Roma- Itália, o encontro de formação permanente das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, que terá continuidade até o dia 07 de junho de 2013.

O evento reúne cerca de 29 Irmãs representantes de todos os continentes e das seis províncias que compõem a Congregação: Província Nossa Senhora de Fátima- Estados Unidos, Nossa Senhora dos Migrantes- Centro-Oeste, Nossa Senhora Aparecida-SP, Cristo Rei- Porto Alegre- RS e Imaculada- Caxias do Sul-RS e Província São José- Itália.

Na abertura, realizada na Casa Geral, onde as Religiosas estarão reunidas por dez dias, a Superiora Geral, Irmã Alda Mônica Malvessi, saudou às  Irmãs e disse que  todas são agraciadas e  eleitas para estarem  em Roma   e, por isso são bem –vindas. Disse ainda que elas se encontram  num lugar muito especial no mundo,  onde está a sede oficial da Igreja, do cristianismo.

Irmã Alda falou sobre o tema do encontro, “a revitalização da identidade da Irmã Missionária de São Carlos Borromeo-Scalabriniana e lema “Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti( 2Tm 1, 6)”.

“Que significa para mim estar aqui? Por que viemos aqui? Estamos aqui para intensificar  a nossa identidade e este é o objetivo principal, como  cristãs e religiosas consagradas ao Senhor. Este convite devemos reforçar a cada dia. Em Jesus está toda a graça de Deus Pai, Filho, Espírito, mas nós recebemos um chamado especial,  de ser peregrinas com os peregrinos.

Por ocasião do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Irmã Alda trouxe à tona algumas palavras do Papa emérito, Bento XVI sobre a mensagem para este dia, cujo tema é ‘as vocações, sinal da esperança fundada na fé’.

“A esperança é expectativa de algo positivo para o futuro, mas que deve ao mesmo tempo sustentar o nosso presente marcado freqüentemente por diversos dissabores e insucessos”, relatou.

Irmã Alda ressaltou também, a importância da relação profunda e pessoal com a pessoa de Jesus, de onde nasce e cresce toda vocação e por isso, se torna de fundamental importância o crescimento na fé como escuta da voz do Senhor que ressoa dentro de cada um.

A responsável geral pela formação das Irmãs Scalabrinianas e coordenadora do encontro, Irmã Analita Candaten disse que a reunião das Irmãs na Itália tem por objetivo renovar e fortalecer a identidade da Irmã Scalabriniana através do contato com as fontes congregacionais e do aprofundamento da espiritualidade scalabriniana, para responder com alegria e fidelidade criativa às exigências do serviço evangélico e missionário aos migrantes.

“O contato direto com as nossas origens, o ver, o tocar o sentir, o caminhar pelas mesmas estradas, nas quais caminharam São Carlos Borromeo, o bem-aventurado João Batista Scalabrini, a venerável Madre Assunta Marchetti e o servo de Deus padre José Marchetti, certamente, provocará um desejo maior de fidelidade ao carisma scalabriniano”, afirmou.

Irmã Analita disse ainda que, o que se pretende com este curso é revitalizar a identidade espiritual e missionária para manter vivas as dimensões próprias da vida consagrada. Segundo ela, o que sustenta a congregação é a integração entre a fé e a vida, o que torna a religiosa scalabriniana capaz de ver no migrante o rosto do Filho de Deus: “Era migrante e me acolhestes” (Mt 25, 35).

As Irmãs Scalabrinianas em formação permanecem na Casa Geral, Roma até o dia 29, quando partem para Piacenza, onde o fundador João Batista Scalabrini viveu como arcebispo e onde se encontram os seus restos mortais. Estudos dos conteúdos referentes  à missão scalabriniana  e retiro de oito dias. Passarão por Lucca onde viveram os co-fundadores padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti; a Milão, diocese de São Carlos Borromeo, o patrono.

Na tarde deste domingo, as Irmãs participaram da oração do Angelus com o Papa Francisco na praça São Pedro, da celebração Eucarística às 16h na Basílica de São Pedro e fizeram um tour pela cidade.

Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro

Momento do Angelus, com o Papa Francisco, às 12h

Tour na cidade de Roma. Atrás, o Castel Sant’ Angelo

 

 

 

Publicações recentes