Missionários Saletinos Reunidos em Bangalore-Índia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, realiza a cada dois anos, o Conselho de Congregação (CdC). Essa instância reúne o Conselho Geral com os Provinciais de cada país onde estão em missão, em Bangalore-Índia, do período de 06 a 26 de fevereiro. Participa do CdC: o Conselho Geral com sede em Roma e os representantes (Provinciais) das Províncias das Filipinas, Índia, França, Itália, Polônia, Angola, Madagascar, Myammar, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Os Missionários Saletinos estão presentes em 21 países do mundo.

O Conselho de Congregação teve início com uma apresentação sobre a realidade da Índia. A partilha foi feita pelo Pe. Roy, Provincial que acolheu os convidados e trouxe alguns dados sobre o país: “Na Índia há 19,9 milhões de católicos, o que corresponde apenas 1,55% da população indiana. Os cristãos estão espalhados por todo o país, em todos os estados (províncias)”. Há 168 dioceses na Índia, das quais 131 são latinas, 29 Syro-Malabar e oito, Syro-Malankara. Aproximadamente, há um total de 20.000 sacerdotes na Índia, dos quais 11.500 diocesanos e 8.500 religiosos. Os religiosos no país são cerca de 17.500 e de religiosas em torno de 82.500. A população católica apesar de representar apenas 1,55% Índia, é a segunda maior na Ásia depois das Filipinas.

Desde que o governo da Índia passou a ser governado por um partido dominado por hindus, os cristãos encontram dificuldades, enfrentam perseguição, ataques a instituições religiosas, igrejas. A Índia é um país dominado por hindus e, 84% da sua população acreditam na religião. Enquanto, 13% dos indianos são muçulmanos, tornando-a a segunda maior população muçulmana do mundo depois da Indonésia. Os cristãos correspondem 2% de sua população de 1,2 bilhão. As duas religiões, Hinduísmo e Budismo (nascido na Índia) são a terceira e quarta maiores religiões.

Padre Silvano Marisa, Superior Geral, apresentou um painel, onde se representava a atual situação da Congregação e da grande família de 935 membros. Em seguida, cada país teve a oportunidade de apresentar os aspectos significativos desde o último Conselho de Congregação realizado em 2015 em Luanda/Angola. A pauta do conselho, de duração de três semanas, consta a discussão do novo documento sobre a Formação, a nova missão na Tanzânia, a situação dos missionários Saletinos no Haiti, o trabalho com os leigos que vivem a espiritualidade, a Comissão de Justiça e Paz, a Comunidade Internacional que atende o Santuário da França. Também será discutido o convite do Bispo de Pemba em Moçambique, para abrir uma missão.

Além dos momentos celebrativos e de convívio, nos finais de semana estão organizados alguns passeios comunitários para os religiosos ambientarem-se a realidade do país. Pe. Edegard Silva Júnior, da Provincial dos Saletinos no Brasil que está participando do conselho fala sobre a importância dessa experiência no país, “Enquanto brasileiro e Religioso Saletinio, conhecer a Índia, me faz sentir os desafios da missão, como também a grandeza e bondade de Deus: num país onde o percentual dos cristãos é tão pequeno, quão numerosas são as vocações religiosas.

Pisando neste chão, somos chamados a respirar outras experiências religiosas; a sentir a leveza e beleza do nosso corpo. Enquanto vida religiosa, recordamos a dimensão do compromisso com os pobres, na figura de Tereza de Calcutá e, enquanto cidadãos, reafirmamos nosso compromisso com a cidadania ativa, na luta de Mahatma Gandhy”, disse.

Publicações recentes