Moçambique: os confrontos entre o exército e a RENAMO provocam graves consequências nos civis

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Os combates entre forças de segurança e guerrilheiros da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), obrigaram à fuga mais de 4 mil pessoas na província de Sofala, no centro-sul de Moçambique. Nesta província, na floresta de Gorongosa, em Satunjira, se localizava a sede geral da RENAMO, conquistada pelo exército em 21 de outubro. A área circunstante foi evacuada pela população que se transferiu para a cidade de Gorongosa.

Outros combates foram assinalados no sul de Moçambique (veja Fides 10/1/2014), o que faz temer um agravamento do conflito entre a RENAMO e o governo dirigido pela FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique). Os dois movimentos combateram numa guerra que devastou o país de 1975 (ano da independência) a 1992, quando em Roma, as duas partesassinaram acordos de paz, que permitiram à RENAMO tornar-se um partido político.

Em 13 de janeiro, o governo anunciou que a RENAMO não se apresentou em uma sessão de negociações prevista para aquele dia. As duas partes ainda não conseguiram chegar a um acordo para prosseguir a tratativa. A RENAMO pediu, de modo especial, que dentre os mediadores constem personalidades estrangeiras (como o Bispo auxiliar de Roma Dom Matteo Zuppi) e que observadores de EUA, China, Portugal, Cabo Verde, Quênia e Botsuana participem das tratativas. O pedido foi rechaçado pelo governo.

As condições de segurança foram agravadas também pela chaga dos sequestros de estrangeiros e de moçambicanos abastados. O último é um empresário de origem indiana sequestrado em 10 de janeiro no centro de Maputo.
As importantes jazidas de gás (e carvão) de Moçambique estão despertando interesse em vários países, como o Japão, cujo Premiê, Shinzo Abe, foi recebido em Maputo em 12 de janeiro.

Fonte: Agência Fides

Publicações recentes