Morre em Parma (Itália), padre João Carlos Coruzzi, ex-diretor da POM

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Faleceu no último dia 15 de novembro, em Parma (Itália), o missionário Xaveriano, padre João Carlos Coruzzi, que foi por cinco anos diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil e secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM). Italiano de Parma, padre Coruzzi trabalhou durante 32 anos no Brasil e outros sete em Moçambique na África.

O missionário nasceu no dia 1º de abril de 1931 em Pedrignano – Cortile São Martino (Parma). Em 1958 entrou no Instituto Xaveriano e em 1962 fez a sua primeira profissão religiosa sendo ordenado sacerdote em 1967, em Parma. No ano seguinte chegava ao Brasil para dedicar sua vida à missão que viveu com muita intensidade.

Entre os anos de 1969 e 1972 foi reitor na casa de formação de Vila Diadema, em São Paulo, onde fundou a Obra social São Francisco Xavier. De 1972 a 1978 foi superior Regional dos missionários Xaverianos do sul do Brasil. De 1978 a 1982 coordenou o Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 (São Paulo).

No dia 3 de dezembro de 1983 foi nomeado diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias e secretário executivo do Centro Cultural Missionário, função que exerceu até julho de 1988. Ao deixar Brasília, numa carta agradece a Deus e a “todos os que de uma forma ou de outra, no decorrer deste quinquênio nos ajudaram valiosamente na tarefa de despertar e incentivar o espírito missionário em nossa Igreja. Um agradecimento especial aos senhores bispos pela atenção e pelo carinho que dedicaram para as Missões”. Na mensagem acolheu o padre João Panazzolo, da diocese de Caxias do Sul (RS), que o sucedeu na direção das POM.

Padre João Carlos voltou ao trabalho de formação missionária no noviciado da congregação (1989-1998) e no seminário teológico de Curitiba (1998-2000). No ano 2000 realizou seu antigo sonho de ser missionário na África. Foram sete anos de muita doação na paróquia de Dondo em Moçambique. Ali o surpreendeu a doença que o acompanhou em seus últimos anos de vida na Itália onde acaba de falecer.

Lúcia Moreira trabalhou com o padre Carlos Coruzzi durante cinco anos, nas POM em Brasília. (Na foto, a equipe da época com padre Coruzzi, no escritório que funcionava na casa adquirida das Irmãs Dominicanas, terreno onde mais tarde seria construída a sede atual das POM). “Ele foi uma pessoa especial no sentido da humanidade e interioridade. Expressava isso na vida em missão, que era de cuidar das pessoas”, testemunha Lúcia Moreira (na foto ao telefone). “O ser missionário do padre Carlos, para mim é uma extensão da missão além-fronteiras, a partir do que ele testemunhava com sua vida de simplicidade, doação e respeito à pessoa humana. Pessoalmente ele me despertou para o que é viver e ser humano”, complementa Lúcia. Ela observa ainda, que foi a sua audácia que o levou a comprar o terreno onde hoje funciona a ampla sede das POM. “Isso revela uma visão de futuro para melhor servir a missão no Brasil”.

Publicações recentes