Não há imunidade de ICMS para aquisições por entidades filantrópicas, decide STF

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Prezadas Associadas,

Na tarde de ontem, 23 de fevereiro de 2017, o Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou um conjunto de processos atinentes ao procedimento de certificação das entidades beneficentes de assistência social.

O colegiado, ao apreciar o Recurso Extraordinário nº 566622 e as ADIs nº 2028, 2036, 2228 e 2621, entendeu que tal matéria deve ser necessariamente disciplinada por Lei Complementar e não pela via Ordinária, sendo certo que deveriam ser preservadas, apenas, as condicionantes do Código Tributário Nacional.

Assim, para fins de repercussão geral, o STF fixou o entendimento de Leis como as de nº 8.212/1991, 12.101/2009 e 12.868/2013 (entre outras normas esparsas de igual natureza) trataram equivocadamente da definição do que vem a ser uma instituição certificada e dos requisitos para o gozo da prerrogativa fiscal prevista pela Constituição Federal.

A Presidente da Corte, Ministra Cármen Lúcia, adiou a proclamação do resultado dos julgamentos para a próxima sessão, na quinta-feira, dia 2 de março, quando detalhes atinentes à extensão dos efeitos do julgamento serão definidos.

Convocamos todas as instituições associadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil para que permaneçam atentas aos desdobramentos da decisão do STF, mormente quando é certa a reação do Poder Público ante os efeitos arrecadatórios dos julgamentos citados.

É importante lembrar que é notório que alguns Parlamentares tenham comentado acerca da inclusão da matéria na corrente discussão sobre a Reforma da Previdência, sob o falacioso argumento de que o não recolhimento das contribuições sociais pelas organizações portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS constitui uma das razões para o déficit previdenciário.

Sabemos da impropriedade de tal argumento, tanto que estamos divulgando um artigo referente a tal assunto e contamos com o protagonismo de nossas associadas no sentido da fazer chegar aos mais variados atores da sociedade civil a importância da preservação do setor filantrópico para o país.

A ANEC está atenta a todos os deslindes dessas questões, de modo a se fazer presente nos diversos fóruns de debate e eventos afetos ao tema, para repercutir entre suas associadas tudo o que for de interesse.

Ir. Paulo Fossatti
Diretor Presidente da ANEC

 

VEJA NOTÍCIA DO STF

Não há imunidade de ICMS para aquisições por entidades filantrópicas, decide STF
Você está aqui:

Mantenedoras
Não há imunidade de ICMS…

Nesta quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 608872, com repercussão geral reconhecida, que discutiu a tributação de um hospital na cidade de Muriaé (MG) e negou a imunidade tributária relativa ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as aquisições feitas por entidade filantrópica. O voto do ministro Dias Toffoli (relator), pelo provimento do recurso interposto pelo Estado de Minas Gerais, foi acompanhado por unanimidade.

De acordo com o ministro Dias Toffoli, há debates no STF sobre a temática desde a primeira metade dos anos 1960, com entendimento consolidado na Súmula 591, de 1976, relativamente ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), segundo a qual “a imunidade ou a isenção tributária do comprador não se estende ao produtor, contribuinte do imposto sobre produtos industrializados”.

O relator citou entendimentos do Tribunal segundo os quais a incidência não implica tributar patrimônio, renda ou serviços da entidade beneficente filantrópica, mas traz mera repercussão econômica para o comprador. O repasse dos custos nesses casos é de difícil mensuração, uma vez que depende de outros fatores que influem no preço, como a margem de lucro.

Para fim de repercussão geral, foi fixada a seguinte tese: “A imunidade tributária subjetiva aplica-se a seus beneficiários na posição de contribuinte de direito, mas não na de simples contribuinte de fato, sendo irrelevante para a verificação da existência do beneplácito constitucional a repercussão econômica do tributo envolvido”.

RE 566622 e ADIs 2028, 2036, 2228 e 2621

Foi concluído hoje também o julgamento de um conjunto de processos relativos a exigências introduzidas pela Lei 9.732/1998 para alterar a definição de entidade beneficente de assistência social para fim de concessão de isenção tributária. A discussão era relativa à possiblidade de lei ordinária tratar de requisitos definidos em lei complementar quando à imunidade.

O julgamento do RE, interposto pela Entidade Beneficente de Parobé (RS), foi concluído após votos dos ministros Ricardo Lewandowski, reajustando o voto anteriormente proferido, e Celso de Mello, acompanhando o relator, ministro Marco Aurélio, que dava provimento e concluiu o voto afirmando “que, em se tratando de imunidade, a teor do disposto no artigo 146, III, da Constituição Federal, somente lei complementar pode disciplinar a matéria”. O resultado foi pelo provimento do recurso, vencidos o ministros Teori Zavascki (falecido), Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Assim, no RE 566622 foi fixada a seguinte tese, para fim de repercussão geral: “Os requisitos para o gozo de imunidade hão de estar previstos em lei complementar”.

Nas ADIs, houve prosseguimento do julgamento com o voto do ministro Marco Aurélio, pelo procedência parcial, e do ministro Celso de Mello, que converteu as ADIs para arguições de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) e votou pela sua procedência integral.

Devido à complexidade da votação, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, adiou a proclamação do resultado dos julgamentos para a próxima sessão, na quinta-feira (2).

Fonte: Noticias STF

www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=336975

Publicações recentes