Hoje é dia do bem-aventurado Oscar Romero

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Multidão viu Dom Romero ser beatificado como um mártir e herói dos pobres

A multidão reunida em uma praça central de San Salvador para a missa de beatificação foi estimada em, pelo menos, 300 mil, incluindo milhares peregrinos vindos de fora do país. A multidão contou com aproximadamente 300 bispos de todo o mundo e nove chefes de Estado, todos da América Latina.

“A memória de Romero ainda está viva e dando conforto aos pobres e marginalizados”, disse o cardeal italiano Angelo Amato, chefe do departamento vaticano para as causas de santidade, que celebrou a missa de beatificação.

“Ele [Romero] foi a luz do mundo e o sal da terra. Os seus perseguidores desapareceram e foram esquecidos, mas Romero continua a lançar luz sobre os pobres e marginalizados”, disse Amato.

O Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, enviou uma mensagem pessoal para a cerimônia de beatificação.

“Em tempos de coexistência difícil, Romero soube como guiar, defender e proteger o seu rebanho”, escreveu o papa.

“Damos graças a Deus porque concedeu ao bispo mártir a capacidade de ver e ouvir o sofrimento de seu povo”, disse Francisco. “Quando se entende bem e se assume até as últimas consequências, a fé em Jesus Cristo cria comunidades artífices de paz e solidariedade”.

O Cardeal Amato leu a carta do papa em voz alta no início da cerimônia.

O presidente americano Barack Obama emitiu uma nota sobre a beatificação, dizendo estar “grato pelo Papa Francisco, pela sua liderança em lembrar-nos das nossas obrigações em ajudar os mais necessitados e pela sua decisão em beatificar o Beato Oscar Arnulfo [Romero]”.

“Esperamos que a visão de Dom Romero possa inspirar a todos nós para que respeitemos a dignidade de todos os seres humanos, e para trabalharmos pela justiça e pela paz em nosso hemisfério e alhures”.

Nomeado arcebispo de San Salvador em 1977, Romero rapidamente se tornaria no mais franco opositor de um governo nacional de direita apoiado pelos EUA fortemente ligado às forças militares.

O ato público final de Romero, no dia anterior à sua morte, foi suplicar – e mesmo ordenar – que os soldados e as forças de segurança não atirassem contra os civis que protestavam contra certas políticas do governo. No dia seguinte, Romero foi baleado no coração enquanto rezava a missa numa pequena capela nas dependências de um hospital católico, que também abrigava a modesta casa em que ele morava.

Ainda que ninguém tenha sido oficialmente acusado, uma investigação conduzida pela ONU em 1992 concluiu que o autor intelectual do assassinato foi o político de direita e ex-oficial do exército Roberto D’Aubuisson.

Apesar da atmosfera de comemoração e celebração nacional em El Salvador, as divisões que rodeavam Romero em vida estiveram também presentes durante a sua beatificação.

“Com certeza ele é um beato”, disse uma salvadorenha chamada Gracie Rivas, cujos filhos estudam em uma escola particular na capital nacional. “Ele é um beato para todos os que não o conheceram realmente, e por tudo o que ele fez para as guerrilhas”.

Tais reações foram também ouvidas internacionalmente. O ex-arcebispo de Madri, o Cardeal Antonio María Rouco Varela, disse que “esta é uma beatificação política”, sugerindo que o evento seria manipulado pelas forças esquerdistas hostis à Igreja.

Falando à televisão salvadorenha, o Mons. Riccardo Urioste disse: “É comum ouvir opiniões assim na Igreja”, mas isso “não significa que elas sejam verdadeiras”.

Em Roma, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Pietro Parolin, tentou minimizar as opiniões contrastantes sobre Romero.
Em uma entrevista à rede televisiva católica italiana Sat2000, Parolin falou que a beatificação desse sábado “foi uma escolha de fé, não ideológica, e que isso é um ponto fundamental no panorama de hoje”.

Outros objetaram dizendo que não se tratava tanto de um ato político, e sim de um ato mais ascético e espiritual.

“Romero rolará em seu túmulo se usarem-no como uma forma barata de propaganda para o governo e a cidade”, escreveu Francesco Pilenga, cidadão salvadorenho, em um tuite mal-humorado na manhã desse sábado.

Um tal sentimento, no entanto, não se fez evidente na missa de beatificação. Quando o arcebispo italiano Vincenzo Paglia, que defendeu de beatificação a causa de Romero no Vaticano, disse antes da missa que a memória de Romero é “reverenciada por todos os salvadorenhos”, atraiu aplausos gerais.

No todo, a atmosfera em torno da beatificação esteve ótima.

Um dos principais jornais salvadorenhos devotou um terço completo de sua edição de sábado, de 92 páginas, para cobrir a beatificação, enquanto que o governo nacional enfeitou as ruas de San Salvador com cartazes que celebravam o “santo da América”.

A maioria dos salvadorenhos ficaram felizes com a beatificação, mesmo aqueles que pertencem às crescentes igrejas evangélicas do país – muitas vezes vistas como rivais à Igreja Católica.

“Romero foi um exemplo a seguir, que lutou e pregou a palavra de Deus”, disse Jonathan Rivas, que é evangélico.

“Ele lutou pelos mais necessitados, pelos pobres, durante um período de guerra”, falou. “Esta beatificação é uma grande celebração para grande parte da população, mas a verdadeira celebração será quando El Salvador estiver em paz, sem gangsters e sem mortes”.

Margarita Hernandez, católica, concorda.

“Como salvadorenhos, todos devemos nos sentir orgulhosos, porque Romero foi uma pessoa que, até o fim, defendeu os seus ideais para o bem do povo”.

“A única coisa que nos deixa triste”, disse Hernandez, “é que ele não está mais entre nós”.

Reportagem é de John L. Allen Jr., publicada por Crux, 23-05-2015. Tradução de Isaque Gomes Correa

Fonte: IHU

Publicações recentes