O sumiço de Carolina – Lançada cartilha sobre Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Tráfico de Pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma realidade que preocupa a Igreja presente no Amazonas. No estado, as congregações religiosas reunidas na Rede Um Grito Pela Vida, empreendem ações de enfrentamento a essa realidade. A mais recente iniciativa foi o lançamento da cartilha O Sumiço de Carolina”, livro destinado às crianças e adolescentes com informações sobre o aliciamento e prevenção contra o tráfico de pessoas e exploração sexual.

A publicação da cartilha é fruto de parceria entre da Rede Um Grito Pela Vida e o Núcleo de Estudos de gênero, família, conflitos e sexualidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Segundo a Irmã Roselei Bertoldo, religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e articuladora da Rede Um Grito Pela Vida em Manaus, durante a elaboração da cartilha,  tanto a Rede, quanto o autor da história, o universitário Natã Souza Lima, tiveram a preocupação de garantir um material de fácil compreensão, especialmente por parte das crianças e adolescentes, vítimas em potencial destas modalidades de crime. Da concepção da ideia até a publicação, foram necessários três meses.

Segundo Irmã Roselei, “o  objetivo principal da Cartilha é a divulgação de informações sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual. Buscamos construir uma linguagem adaptada à realidade da região norte do Brasil, onde ocorre grande parte dos casos de tráfico de pessoas, relacionados à exploração sexual de crianças e adolescente.”.

A impressão de 20 mil exemplares da cartilha foi possível graças ao financiamento solidário entre congregações religiosas, a Cáritas e algumas paróquias da Arquidiocese de Manaus: “Embora o número de exemplares ainda seja pouco, vamos levar a cartilha para as crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas do estado do Amazonas.”, disse Irmã Roselei.

“Sumiço de Carolina” foi lançado no sábado, dia 25 de julho, durante o I Seminário Igreja e Sociedade, promovido pela Cáritas Arquidiocesana. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, valorizou a iniciativa da Rede Um Grito Pela Vida como uma importante ação de proteção, sobretudo diante do alto índice de desaparecimento, tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes na realidade amazônica.

Nos próximos dias, a versão digital da cartilha estará disponível no Blog da Rede Um grito Pela Vida: https://gritopelavida.blogspot.com

REDE UM GRITO PELA VIDA – A Rede “Um Grito pela Vida” é Intercongregacional. Constituída religiosas/os de diversos congregações presentes no Brasil. Trata-se de um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil na causa do enfrentamento ao Tráfico Humano. Desde 2006, como parte constitutiva da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Nacional, atua em regionais e articulada com as organizações e iniciativas afins. A Rede integra a Talitha kum – Rede internacional da Vida Religiosa Consagrada de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 

SAIBA MAIS

Rede Um Grito Pela Vida

Conferência dos Religiosos/as do Brasil

BLOG: https://gritopelavida.blogspot.com

Para fins de entrevista

Contatos do Grito Pela Vida – Núcleo de Manaus – AM

Ir. Roselei Bertoldo, ICM: (51) 99209-0857 / 98275-3480

Ir. Eurides Alves de Oliveira – Coordenadora Nacional da Rede Um Grito Pela Vida  (92)99440-9508

 

 

Publicações recentes