Padres do Espírito Santo reelegem Provincial do Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 09.01.15| Religiosos da Congregação do Espírito Santo,  reunidos no Capítulo Provincial Eletivo,  em Brasília,  de 07 a 14 de janeiro de 2015, reelegeram na tarde desta quinta, 08, como Superior Provincial do Brasil, em primeiro escrutínio, o padre Altevir da Silva.

Uma missa de abertura  do Capítulo e de Ação de Graças pelos 25 anos da  Província brasileira, com a participação dos 38 capitulares,  foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

Durante a Celebração, os párocos de todas as paróquias assumidas pela Província, levaram até o altar velas que recordavam os 25 anos de cada comunidade e repetiram pensamentos contidos na regra de vida da Ordem.

Em sua homilia, dom Sérgio destacou a importância do trabalho missionário dos espiritanos dentro da Arquidiocese. “Temos em Brasília sinais deste serviço desprendido de vocês optando pelos lugares mais sofridos, sem muita estrutura eclesiástica, mas onde a comunidade vai crescendo sempre mais. Reconheço esse trabalho gratuito generoso de e tenho destacado isso em outros momentos”, disse.

Dom Sérgio acrescentou, ainda, que os padres espiritanos, com este carisma, recordam a toda Igreja que ela precisa viver essa unção do Espirito. Segundo ele, na Igreja às vezes se tende a confundir o que é ação do Espírito e como ele fala e age no meio de nós, mas, frisou que os  sinais da presença real do Espírito são claras: a evangelização dos pobres, o serviço aos que mais sofrem, os oprimidos que precisam da luz e aqueles que não tem experimentado a graça do amor misericordioso de Deus, conforme nos mostra o Evangelho de hoje.

Convidou aos religiosos a um tríplice olhar neste momento da história da Congregação: “olhar o passado como ação graças Deus, reconhecendo os sinais do seu amor; um olhar de gratidão por todos aqueles que  constroem essa história com tanta dedicação; olhar o futuro com esperança de continuar a caminhar juntos; olhar o presente com responsabilidade, no sentido de comunhão, assumindo com fidelidade alegre e jubilosa a missão e a vocação”.

Ao concluir a Celebração padre Altevir agradeceu a presença de dom Sérgio e ressaltou que o contentamento do arcebispo com a presença dos espiritanos os fortalece na missão e os ajuda a caminhar cada vez mais em comunhão com a Igreja.  Dom Sérgio e padre Altevir ressaltaram e agradeceram a presença da CRB Nacional por meio da Assessoria de Comunicação.

O Provincial, padre Altevir falou sobre a sua reeleição. “Significa para mim o reconhecimento dos próprios confrades, do trabalho de todo o conselho durante estes três anos, durante o qual centramos força na dimensão missionária e na relação comunitária, por meio de visitas, pois a vida comunitária ajuda a viver a missão e esta, sendo vivida de forma comprometida,  nos ajuda na vivência comunitária. É sinal, acrescentou,  que eles sentem necessidade de dar continuidade a este processo”.

Os desafios e alegrias da missão

Padre Haroldo já viveu em Roma, e trabalhou, por quatro anos, como missionário nas Filipinas e relatou a sua experiência missionária e os desafios que o esperam daqui para frente. “Nas Filipinas, vivíamos numa casa de bambú, sem luz, sem água encanada, vivíamos com o povo e pelo povo. Para mim era um desafio pois tínhamos um carro bom mas nem


sempre conseguíamos chegar ao destino de carro. Às vezes deixávamos o carro num determinado lugar e continuávamos por 6 a 7 horas a pé; comíamos o que tinham. Aprendi muito, por causa da simplicidade, aprendemos a relativizar o próprio estilo de vida”, testemunhou.

Nos próximos meses padre Haroldo assumirá uma nova missão, no sul do Brasil e fala das suas expectativas. “ Será uma experiência totalmente nova, pois é a primeira vez que assumo um trabalho missionário no sul do Brasil, na paróquia da Salete, que atualmente tem quinze comunidades e o Santuário Nossa Senhora da Salete. Outra característica do lugar é que fazem parte da paróquia diferentes grupos culturais: poloneses, alemães, italianos. Meu desejo primeiro é  conhecer a realidade, estar com eles, visitar as famílias. Me parece fundamental.”

Sobre a reeleição de padre Altevir, padre Haroldo revelou-se feliz e ressaltou dois elementos- prioridades no governo passado que ajudou no crescimento da Província e na satisfação dos religiosos. “Gostaria que ele continuasse esse processo de visitas às comunidades para ver como estão os membros, isso é muito importante; e a importância que foi dada à missão”.

“Esse Capítulo tem um formato especial  por causa da celebração dos 25 anos da Província do Brasil. Que bom que o padre Altevir foi reeleito para nos acompanhar e nos animar na missão nas paróquias onde estamos”, relatou padre Antônio Carlos Coelho da Paróquia Espírito Santo, de Sapopemba – SP.

Leigo espiritano, Oscarlos Teixeira de Siqueira é natural de Governador Valadares-MG, ministro da Eucaristia e  atua na Pastoral Vocacional. Para eles, os padres espiritanos são um grande testemunho de simplicidade e de pobreza. “O que eles fazem é em prol da comunidade e não de si próprios. Vivem na comunidade e gostam de estar com elas. Eles vão aonde ninguém quer ir. Eles deixam tudo para que o Espírito Santo aja sobre eles na confiança de que a missão assumida dará certo e trabalha muito em conjunto com os leigos e isso é bonito e importante”.

A Congregação do Espírito Santo está presente nos cinco continentes, em 56 países. No Brasil, chegaram em 1885, na cidade de Belém do Pará, por meio de sete espiritanos franceses. Mas, foi em 1990 que nasceu a Província no Brasil, tendo como seu primeiro Superior Provincial, o então, dom Mosé João Pontelo.

Confira as imagens do Capítulo

 

Publicações recentes