Palavras iniciais de Dom Jaime e Irmã Maria Inês

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O arcebispo de Porto Alegre (RS), presidente da Comissão Ministérios e Vida Consagrada, da CNBB, Dom Jaime Spengler, ofm, representou no encontro dirigiu a palavra à Assembleia falando sobre a história que não pode ser escrita sem a presença da vida consagrada, “Um aspecto que pode ser ressaltado é a formação permanente com a colaboração das revistas. O tema do encontro é a misericórdia. Falar em nossos textos da misericórdia, é falar de Deus. Nós buscamos Deus, almejamos a Deus” disse ele.

Dom Jaime lembrou ainda a revista “Vida Franciscana”, onde se comunica o necrológio dos freis. O necrológio apresenta testemunhos, presença da vida religiosa em tantas realidades do nosso mundo, trabalhos bonitos e pouco divulgados. Devemos ter coragem de dizer aos nossos jovens o que somos e amamos, o que fazemos. Apresentar-lhes o que nos encantou.

Dom Jaime fez votos para que o encontro seja frutuoso, e intensifique o desejo de caminhar sempre mais em sintonia. Desejou bom trabalho a todos.

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, presidenteda CNBB, também presente, acolheu a todos. Lembrou Santa Teresa de Calcutá, que solicitou a um padre, chamado Leo, a pregação de um retiro para as Irmãs.

O padre Leo perguntou:”O que vou dizer?”

Madre Teresa disse-lhe: ” Fale de Jesus”.

Que seja a nossa preocupação: falar de Jesus.

Levar as pessoas a Jesus e Jesus às pessoas. Que não falte a misericórdia na nossa comunicação.

Lembrou a 24ª Assembleia Geral dos Religiosos do Brasil, em julho deste ano,que optou por integração de mística e profecia.

Nas prioridades aparecem a humanização, os pobres, a intercongregacionalidade, a serviço da vida.

Estes podem ser temas deveriam pautar nossas revistas.

Foram constituídas equipes de trabalho para atuarem durante o V Encontro.

Publicações recentes