Papa aos Religiosos: “A certeza de ser amados por Deus está no centro da vocação de vocês”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

kottongnae (RV) – Na parte da tarde, deste sábado, o Santo Padre se dirigiu, de helicóptero, para Kkottongnae, a 90 km. de Seul, onde, visitou o Centro de reabilitação, chamado “Casa da Esperança, que hospeda cerca de 150 pacientes adultos. 

Estavam presentes, além do Fundador do Centro e do Bispo de Cheongju, cerca de cinqüenta crianças, portadoras de deficiência, acompanhadas de 70 agentes da saúde e assistentes sociais. Elas apresentaram ao Papa uma breve coreografia e ofereceram-lhe alguns objetos artesanais. O Pontífice, por sua vez, se entreteve carinhosamente com as crianças, como faz habitualmente em seus encontros públicos.

A seguir, o Papa Francisco se dirigiu, em papamóvel, ao vizinho Centro de Treinamento, denominado “Escola do Amor”, onde se encontrou com as Comunidades Religiosas da Coréia.

Durante o trajeto, o Pontífice se deteve brevemente em oração diante do chamado “Jardim das Crianças abortadas”, onde se encontravam representantes de ativistas “Pro-Life”, em prol da vida, e um missionário sem braços e sem pernas.

Participaram do encontro, no centro “Escola do Amor”, cerca de cinco mil religiosos e religiosas, que prestam serviço pastoral na Coréia. Devido ao atraso no programa papal, não houve a celebração das Vésperas, durante a qual estavam previstas orações especiais pela reconciliação e unidade das duas Coreias. 


No início do encontro, o Santo Padre foi saudado pelos dois Presidentes das Conferências coreanas dos Superiores Maiores, masculinos e femininos, dos Institutos Religiosos e das Sociedades de Vida Apostólica e das Associações dos Superiores Maiores do país.

Depois, tomando a palavra, o Bispo de Roma pronunciou seu discurso aos numerosos presentes, destacando “a grande variedade de carismas e atividades apostólicas, que enriquece, de forma maravilhosa, a vida da Igreja na Coreia e além de suas fronteiras. E acrescentou:

“A firme certeza de ser amados por Deus está no centro da vocação de vocês. Trata-se de um sinal tangível da presença do Reino de Deus, uma antecipação das alegrias eternas do céu. Somente se o nosso testemunho for alegre poderemos atrair homens e mulheres para Cristo; esta alegria é um dom que se alimenta por uma vida de oração, de meditação da Palavra de Deus, de celebração dos Sacramentos e da vida comunitária”.

Mediante o carisma de cada Instituto, seja de contemplação, seja de vida ativa, advertiu o Papa, vocês devem enfrentar o desafio de se tornar “especialistas” da misericórdia divina precisamente, através da vida comunitária, que é um terreno providencial para a formação do coração. Apesar das dificuldades, somos chamados, na vida comunitária, a crescer na misericórdia, na paciência e na caridade perfeita.

Os três Conselhos Evangélicos, castidade, pobreza e obediência, tornam-se alegre testemunho do amor de Deus, na medida em que vocês permanecerem firmes na rocha da misericórdia divina, fonte de fortaleza e tesouro precioso. Na vida consagrada, a hipocrisia dos que professam o voto de pobreza, vivendo como ricos, fere as almas dos fiéis e prejudica a Igreja.

O Bispo de Roma concluiu suas palavras às Comunidades Religiosas da Coréia, exortando todos a fazer, com humildade, todo o possível para demonstrar que a vida consagrada é um dom precioso para a Igreja e para o mundo. Sejam zelosos e contribuam, através de seus carismas, para a missão de proclamar o Evangelho e edificar o povo de Deus na unidade, na santidade e no amor. (MT)

Fonte: Radiovaticana.va

Publicações recentes