Papa Francisco preside missa de abertura do Capítulo Geral dos Agostinianos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa celebrará nesta quarta-feira a missa de abertura do Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho. No dia em que a Igreja recorda o Bispo de Hipona, os religiosos agostinianos acolherão o Pontífice, às 18h locais, na Basílica de Santo Agostinho.

Foi Inocêncio IV, no Séc. XIII, quem deu o primeiro impulso a várias comunidades eremíticas a se reunirem numa Ordem religiosa com a regra e o estilo de vida de Santo Agostinho.

A Rádio Vaticano pediu ao 96º Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Pe. Robert Prevost – no cargo há 12 anos e que está para concluir o seu segundo mandato –, um balanço pessoal nestes 12 anos de condução da Ordem e uma reflexão sobre os primeiros meses de Pontificado do Papa Francisco:

Pe. Robert Prevost: “Quando começo a pensar o que significa estes doze anos, a primeira coisa que devo é um agradecimento, uma gratidão muito grande a Deus, mas também a todos os meus confrades. Foram doze anos positivos no que tange à vida da Ordem, graças a algumas coisas concretas e à abertura de novas missões. Cresceu muito o elemento de diálogo e de colaboração entre as circunscrições.”

RV: Como a Ordem de Santo Agostinho tem vivido o início do Pontificado do Papa Francisco?

Pe. Robert Prevost:“Vemos este novo Papa com um grande dom para a Igreja, do mesmo modo como vivemos o dom do Pontificado do Papa emérito Bento, que de modo excelso e importante deu à Igreja o ensinamento de Santo Agostinho. O novo Papa assume alguns elementos do Pontificado de Bento com um estilo diferente e se aproxima do Povo de Deus sempre com a mensagem do Evangelho. Portanto, vive com a sua humanidade, com a sua proximidade, com esse grande amor, essa compaixão, essa misericórdia da qual fala muitas vezes e faz que o Evangelho seja uma mensagem viva para as pessoas, para o povo. Para nós é um presente, um dom, mas também um grande desafio este novo Papa e toda a sua mensagem.”

RV: Nesta quarta-feira, memória litúrgica de Santo Agostinho, abre-se o Capítulo Geral dos Agostinianos. De que modo os senhores estão enfrentando este momento?

Pe. Robert Prevost:”Escolhemos a data da solenidade de Santo Agostinho para abrir o Capítulo, precisamente pela importância que o Bispo de Hipona tem para a vida da Ordem e para a vida da Igreja. Santo Agostinho é uma figura que ainda hoje tem muito a dizer aos cristãos e ao povo, a todos, portanto. E essa mensagem é algo que deve também guiar e acompanhar a reflexão e o trabalho do Capítulo. Agostinho é realmente uma figura, como teólogo e como pastor, que tem muito a dizer à Igreja de hoje.”

RV: Trata-se de um Capítulo Geral que é acompanhado também pela oração do Papa…

Pe. Robert Prevost: “Certamente. Recebemos vários sinais de sua proximidade para conosco. Semanas atrás recebemos da Secretaria de Estado, do Cardeal Bertone, uma mensagem em que se comunicava esse desejo do Papa de acompanhar-nos no Capítulo Geral, reconhecendo a importância do Capítulo para a vida da Ordem, dentro da Igreja. Um Capítulo, nesse sentido, é um evento eclesial não somente para a Ordem. E nós somos gratos, estamos contentes por saber que temos também esse acompanhamento, essa proximidade do Santo Padre para conosco.”

RV: De fato, na quarta-feira a Igreja celebra a memória litúrgica de Santo Agostinho, mas nesta terça-feira temos a memória litúrgica de Santa Mônica, mãe do Bispo de Hipona. Em vista deste Capítulo Geral podemos dizer que há também a intercessão de Santa Mônica em favor destes dias para os senhores?

Pe. Robert Prevost:“Pode-se dizer que Santa Mônica é também nossa mãe: a figura de Mônica, que com as suas orações conseguiu realizar a conversão de Agostinho, sempre através da graça de Deus. Podemos dizer que também nós, como Ordem, queremos ser parte da vida da Igreja e, portanto, Mônica, com a sua oração, o seu amor, a sua intercessão acompanha a Ordem nesse sentido.” (RL).

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/agostinianos.MP3{/mp3remote}

Conheça os Capitulares

 

 

 

Publicações recentes