Para Cardeal, vida fraterna, formação, poder e dinheiro são odres novos da vida consagrada que precisam de cuidado

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|04.03.2016| Vida Fraterna em comunidade, Formação contínua e inicial, a experiência do poder e o uso do dinheiro e das propriedades.

Estes foram os temas aprofundados pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, dom João Braz, Cardeal de Aviz, no encontro dos consagrados e consagradas que reuniu cerca de 600 religiosos vindos de todas as regiões do Brasil.

De acordo com dom João, a vida fraterna, a formação, a experiência do poder e uso do dinheiro são odres novos a serem cuidados na Vida Consagrada. “Cada pessoa consagrada e cada comunidade de consagrados são, hoje, chamados a fundamentar sua vida no mistério e na missão de Deus-Trindade, isto é, no Amor”, para renovar o primeiro odre, o da vida comunitária.

Dom João parafraseou o Papa Francisco dizendo que a presença de várias culturas nas comunidades é um dom de Deus para a vida consagrada e para a Igreja, mas nem sempre produziu comunhão intercultural, tanto na formação como na missão. “Quem está à frente da comunidade precisa saber motivar e provocar a convergência das diversidades em direção à sinodalidade, à sinergia, à corresponsabilidade”, disse.

Sobre o odre da formação, dom João acenou para os aspectos formativos na área da afetividade e sexualidade, as quais exigem métodos pedagógicos adequados. Para ele, os escândalos vistos na Igreja são decorrentes de falhas objetivas neste processo. “A formação precisa ser nutrida por um sábio discernimento vocacional e mostrar-se atenta à área afetiva e sexual, com um método formativo bem integrado com as dimensões espiritual e psicopedagógica”.

Ainda, segundo dom João, os formadores precisam ser bem preparados, com uma formação integral que conte com a ajuda das ciências. “Uma formação não somente técnica, através das ciências humanas, de acordo com uma antropologia cristã, mas também, espiritual”.

O formador, acrescentou, “precisa ser uma pessoa suficientemente madura, capaz de integrar em si as duas dimensões e colocar-se em posição de escuta em seu confronto constante com a cultura dos jovens”.

Sobre o terceiro odre ‘poder, dinheiro e propriedades’, o Cardeal recordou a instrução publicada no Ano da Vida Consagrada a pedido do Papa Francisco, intitulada, “A Gestão dos Bens Eclesiásticos dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de vida Apostólica a Serviço do “Humanum” e da Missão na Igreja”.

Sobre este tema, ressaltou que os Institutos precisam fazer um exame de consciência, o que poderá ajudar os consagrados a discernir a qual deus estão servindo, se o Deus de Jesus Cristo ou ao deus dinheiro.

“Uma mentalidade capitalista pode muito bem ter entrado em muitas de nossas comunidades a ponto de acharmos que sem o dinheiro ou os bens não podemos evangelizar. Nesse caso será necessário rever as instruções que Jesus mesmo dá aos seus discípulos para que possam partir para a missão”, alegou.

Sobre a autoridade e a obediência, dom João frisou a importância de se cuidar para não se formar castas dentro da Vida Consagrada, classificando dignidades. O batismo, ressalta, “nos faz todos iguais. Quem tem uma autoridade na Igreja não é maior do que os outros, não possui uma dignidade maior do que os outros. E a consequência dessa verdade é que para usar de autoridade e para obedecer, antes é necessário ser irmão, irmã de verdade”.

De acordo com o Cardeal, o autoritarismo na Vida Consagrada torna as pessoas imbecis.

O autoritarismo esmaga as pessoas e a obediência sem o esforço de comunicar a luz de Deus, que está também em quem obedece, imbeciliza as pessoas.

Segue em anexo, a íntegra da palestra de dom João

Publicações recentes