POM divulgam conferencistas do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) divulgaram os conferencistas para o 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que será aberto no dia 9 de julho, às 18h, no Auditório do Museu, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. O cardeal dom Cláudio Hummes é uma das presenças confirmadas.

O Congresso será de 9 a 12 de julho na PUC em Belo Horizonte (MG), com o tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída” e o lema “Ide sem medo para servir”.

Conferências 
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para Ação Missionária da CNBB, será o primeiro conferencista do evento. Na manhã do dia 10 de julho, dom Esmeraldo Barreto falará sobre “Os desafios da missão para formação do missionário presbítero”.

No mesmo dia, será apresentada a conferência “Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero”, com a presidente do Conselho Nacional de Leigas e Leigos do Brasil (CNLB), Marilza Lopes Schuina.

“As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero”, será o tema da terceira conferência do Congresso, com o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal dom Cláudio Hummes. Já o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti, abordará o tema da quarta conferência “A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero”.

Peregrinação
A programação inclui uma peregrinação dos congressistas ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade (MG), no dia 12 de julho. Durante a caminhada haverá momentos de reflexões, testemunhos e orações. O Congresso encerra com uma missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, seguida do envio dos participantes.

Inscritos
O 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas é promovido pelas POM, com o objetivo de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros, em vista de um autêntico espírito missionário. Cerca de 300 participantes se inscreveram, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

Como preparação para o evento, a organização elaborou a Cartilha de Preparação com quatro roteiros de reflexão. O material foi distribuído pelos seminaristas do Brasil, para ser estudado neste primeiro semestre do ano. A cartilha segue o texto “Missão e Cooperação Missionária”, elaborado pelo Conselho Missionário Nacional (Comina), para orientar os organismos atuantes na missão. O subsídio encontra-se disponível em PDF.

O Congresso será um momento propício para refletir sobre formação missionária dos futuros presbíteros, partilhar experiências, celebrar as graças recebidas e buscar novos caminhos para aprimorar a formação à luz da Palavra de Deus e das orientações da Igreja. Como fruto imediato, se espera o fortalecimento e a criação de Conselhos Missionários de Seminarista(Comises), experiências missionárias, além de outras iniciativas de formação para uma Igreja ”em saída”.

Para informações acesse 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas ou escreva parauniao@pom.org.br.

Serviço: 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas
Data: de 9 a 12 de julho na PUC Minas – Belo Horizonte
Tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída” e o lema “Ide sem medo para servir”.
Contato: (61) 3340 4494 

Publicações recentes