Porto Alegre – Migrações é tema de encontro internacional das Scalabrinianas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Liderança, migrações e reorganização da Instituição são temas do encontro internacional das Scalabrinianas em Porto Alegre

Por Rosinha Martins| 22.08.2015| Migração é o principal tema do encontro Irmãs Scalabrinianas reunidas até o dia 31de agosto na Casa de Eventos dos Capuchinhos em Porto Alegre –RS. Advindas de  Albânia, Piacenza, Roma, Estados Unidos, México, Equador, Filipinas, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, elas compõem os governos geral e provinciais e Comissão Internacional de Comunicação.

A Superiora Geral das Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, falou sobre o evento.

“Este encontro tem a finalidade de fortalecer a unidade e a comunhão entre as equipes de governo que assume o ministério da animação da Vida Consagrada e  missionária das Irmãs da Congregação”, alegou.

De acordo com Irmã Neusa, o encontro tem como finalidade  refletir sobre a missão dos governos, avaliar o caminho feito  e traçar novas metas.

Irmã Neusa informou, também, que a Congregação se encontra em processo de reorganização, em vista da fidelidade ao carisma. “A ideia é aquela de nos organizarmos para respondermos melhor aos grandes desafios da migração que é bastante complexo e que requer de nós respostas novas”, afirmou.

Gestão e espiritualidade

A vigária geral e conselheira para a formação, a italiana, Irmã Etra Luana Modica, juntamente com a conselheira geral para a Economia, Irmã Marlene Vieira, reúne com as ecônomas provinciais para trabalhar o tema da gestão e espiritualidade. “O nosso objetivo é formar as econômas para uma gestão das obras em vista da vitalidade do carisma. Por gestão entendemos a interação de todos os recursos presentes na congregação seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista humano-relacional”.

Para Modica o ponto de partida da reflexão e do trabalho da gestão é a comunhão. “Além disso queremos recuperar o voto de pobreza como conselho e como uma das respostas à crise econômica interna e externa”.

A Comunicação a serviço dos migrantes

O governo geral das Scalabrinianas reúne também as profissionais da comunicação a fim de implementar um projeto de rede comunicacional em vista da visibilidade da missão junto aos migrantes e das Irmãs no interno da Instituição. “É muito importante este projeto por ser o primeiro da Congregação com o tema das comunicações sociais, o qual dará maior visibilidade ao carisma e aos migrantes”, disse a conselheira geral para a Comunicação, a filipina, Irmã Elizabeth Pedernal. “Todos os meios de comunicação e também o digital, será um lugar para  aprofundar e difundir nosso carisma, na Igreja e no mundo. Como Irmãs Scalabrinianas precisamos aproveitar este novo ambiente digital em vista da evangelização, porque nos facilita a aproximação como comunidades em missão nos 27 países onde estamos. Esta geografia não a encaramos como desafio,  mas como um modo de fazer comunhão”, acrescentou.

Perdernal ressaltou que se faz necessária uma educação para o mundo digital e para esta nova forma de diálogo com o mundo, o que significa a seu ver, uma nova forma de evangelizar e de realizar a missão.

A missão como lugar teológico para ouvir a Deus no clamor dos migrantes

“As migrações na atualidade é uma preocupação e um desafio de resposta porque somos chamadas como scalabrinianas a atender a Deus no clamor dos migrantes, ouvir e identificar Jesus nestas realidades que gritam aos nossos ouvidos a cada dia”, enfatizou a conselheira geral para o Apostolado, Irmã Albertina Pauletti.

O projeto missionário para os migrantes que está em discussão neste encontro com as animadoras provinciais do apostolado, é, segundo Pauletti, uma das cinco prioridades propostas pelo Capítulo Geral. “A ideia é elaborar um projeto a fim e estudar os fluxos migratórios da atualidade e ver como a congregação pode responder a esta demanda”, relatou.

A reunião do governo geral e provinciais continuam durante a próxima semana sob a assessoria do jesuíta padre Carlos Palácios que aprofundará o tema da “liderança como dom e serviço”.

 

Publicações recentes