“Precisamos nos lançar como sementes”, diz dom Leonardo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Nós não damos muita importância a uma semente. Quando nós não andamos em algumas regiões, onde se transportam grãos, nós ficamos admirados da quantidade de grãos que se perdem. Um grão, uma semente não é importante para nós.
Por exemplo, não damos muita importância a um pequeno grão de arroz que permanece sobre nossa mesa. Nós não damos muita importância. No entanto, no Evangelho de hoje, Jesus dá importância a uma semente. E o que há nessa semente de grandeza? Essa semente tem como na primeira leitura uma espécie de gemido. Ela quer ver a luz. Ela tem um longo trabalho pela frente. Ela precisa sair de si mesma. Precisa arrebentar o casulo de si mesma e devagar se tornar aquilo que deve ser.
A semente não deseja permanecer semente. Ela sempre guarda dentro de si aquilo que deve ser. No entanto, a semente também tem algo de liberdade. Liberdade no sentido de que ela conserva, mas terá o seu caminho, porque liberdade é conquista. Liberdade não ganhamos de mão beijada. A semente também terá de fazer um caminho.Mas talvez a expressão mais bonita em relação a primeira leitura é de que dentro de cada semente tem uma esperança que vê, mas não se vê. Toda semente indica, mas não se mostra. Toda semente, ainda mais a de mostarda, indica, mas não se mostra como a esperança, nas ela conduz.
Como diz o poeta, ” entre a fé, a esperança e a caridade, quem conduz a caridade e a fé é a esperança. Ela é como uma menina que pula alegremente em frente e conduz. Assim é uma esperança dentro de uma semente. Ela é sempre um por vir. É bonita a história de uma semente. Toda a primeira leitura poderia ser vista nesta perspectiva de semente.
E Jesus diz: – O reino dos céus é como uma semente. É o reino do céu. Nós vivemos no reino dos céus. Nós somos para o reino dos céus. Nós nascemos para o reino dos céus. Nós ajudamos a desabrochar o reino dos céus, porque o reino dos céus é sempre um caminho a ser percorrido. É sempre a perspectiva de caminhar. E não é isso que fazemos na região da Amazônia, na região onde cada um de nós está? Nós anunciamos a semente!
A grandeza, a beleza, a nobreza, a simplicidade do escondimento do reino de Deus. Não somos homens e mulheres que anunciam o reino de Deus? Não nos foi dado como tarefa anunciar o reino de Deus? Visibilizar o reino de Deus? E como dizia a primeira leitura, e como faz a semente, não sem dores, não sem sofrimento, mas como toda a esperança na realidade difícil, dura em que vivemos, ainda mais nós percebemos a força do reino de Deus.
Nós como Igreja somos o reino de Deus, porque a semente já desabrochou na plenitude de Jesus Cristo. Ele é a visibilização do reino de Deus. É a completude do reino de Deus, e nós nEle vamos levando o reino de Deus a sua plenitude. Talvez por isso é que os santos padres diziam: ” É preciso estar atendo as sementes do verbo, isto é, as sementes do reino de Deus.
E nós diríamos hoje nas nossas culturas, nas nossas ações, nas nossas conquistas, mas também sempre de novo atento para aquilo que ainda está escondido, para que Deus realmente possa construir o seu reino no meio de nós.
O reino de Deus é como uma semente de mostarda. Simples, escondida, mas a espera de ser lançada. Toda semente tem uma ânsia de ser lançada. Toda semente espera ser lançada para poder chegar a sua plenitude de se tornar uma árvore.
Lancemos a semente. Nos lancemos como sementes para que Deus possa tornar visível, como fez em Jesus,o reino de Deus. Que assim seja!

Publicações recentes