Religioas de Maria Imaculada e jovens são libertados no Iraque

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|15.07.14| Duas religiosas da Congregação das Filhas de Maria Imaculada foram libertadas no domingo, 13. Junto com as Irmãs Atur e Miskinta, estavam a jovem Hala Salim, Sarah Khoshaba e Aram Sabah, órfãos que vivem no orfanato, sob cuidado da congregação.

O grupo foi sequestrado em 28 de junho por um grupo de milicianos  do Estado Islâmico do Iraque e do Levante. “Irmã Atur e Irmã Miskinta e os jovens estão bem”, disse o arcebispo caldeu de Mosul, dom Amel Shimon Nona.

Nona informou ainda que por contato telefônico, o grupo comunicou no último domingo, 13, que estavam livres. “Voltaram livres sem pagar algum resgate, porque quem as deteve nunca pediu qualquer tipo de troca”, afirmou.

A Superiora da comunidade onde vivem as religiosas, a Irmã Luigina Sako, informou à Agência Fides que não obstante os últimos anos de tribulação vividos no país, as Irmãs mantiveram o trabalho junto aos jovens órfãos em vista de um futuro promissor.

“Irmã Atur e Irmã Miskinta junto com as outras religiosas continuaram realizando um grande trabalho, sem jamais abandonar Mosul e permitirem aos jovens órfãos de estudar e buscar um futuro melhor”, relatou.

As religiosas são de origem caldeia e trabalham com outras Irmãs na casa-família para órfãos de Mosul, vizinhas do palácio episcopal caldeu, de onde todos tiveram que fugir, abandonando a residência, por causa do avance das milícias sunitas e se abrigarem na cidade de Dohuk, no Curdistão iraquiano.

De acordo com informações da Rádio Vaticano, a libertação das Irmãs, é indiferente para o clima de guerra que se vive no pais.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca 2.417 iraquianos, e 1.513 civis foram mortos, vítimas do conflito. Refugiados se somam mais de um milhão em razão do combate entre o exército e as milícias.

Fonte: Avvenire.it/radiovaticana

Publicações recentes